Em pronunciamento, Gonzaga Patriota pede permanência das tropas brasileiras no Haiti
Em pronunciamento nesta terça-feira (11), no Plenário da Câmara, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) relatou momentos da sua viagem ao Haiti e defendeu a permanência das tropas brasileiras na região. O socialista integrou a comitiva de parlamentares que visitou o país, a convite do Ministério da Defesa, para avaliar o trabalho realizado pelos militares.
Ao lado do embaixador brasileiro no Haiti, Patriota conheceu o que chamou de dois lados do Haiti. “Visitamos o parlamento, o presidente do Congresso haitiano, deputados, primeiro ministro e também aquele lado dos que vivem em barracos, sem saneamento, sem escola”, explicou.
A tragédia ocorrida em 2010 – terremoto que matou 250 mil pessoas – foi uma das lembranças de Patriota. “É um país próspero, porém arrasado”, lamentou. De acordo com o socialista, 70% da população haitiana passa fome. “Esse é um depoimento de quem foi, viu e brincou com aquelas criancinhas sem pai e sem mãe”, disse.
O Brasil comanda o braço militar da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Haiti – a Minustah – desde que ela foi instalada, em 2004. Gonzaga parabenizou as autoridades brasileiras que autorizaram a missão. “São quase 2 mil militares das três Forças reconstruindo aquele país, trabalhando, fiscalizando, tentando conter atos de violência, cuidando das crianças e levando educação” , destacou.
Nenhum comentário