Em Roraima, Eduardo Campos pede “nova pauta para o Brasil”

Homenageado pela Assembleia Legislativa de Roraima na última quinta-feira (21), o governador de Pernambuco, Eduardo campos (PSB), voltou a defender a revisão do Pacto Federativo – tema que tem incomodado a base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), da qual o socialista faz parte. Tido como possível presidenciável, o governador elogiou FHC e Lula, sem deixar passar a oportunidade de afirmar que a hora é de “uma nova pauta para o Brasil”.

O socialista, acenando para os tucanos, mas sem largar a mão de Lula, elogiou os dois ex-presidentes, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e seu padrinho político petista. “Construímos uma ordem democrática superando anos de autoritarismo. Construímos uma transição que foi além da política e fizemos a estabilidade econômica. Em seguida, conseguimos, sob a liderança do presidente Lula, colocar a questão da desigualdade no centro do debate nacional”.

No complemento, o socialista afirmou que “é chegada a hora de colocar na ordem do dia uma nova pauta para o Brasil”. Para ele, o ponto principal desta nova etapa passa pela reconstrução da Federação Brasileira, rediscutindo o pacto federativo – justo a bandeira que ele tem levantado e tanto tem incomodado as hostes petistas.

“O constituinte de 1988 pensou um relação equilibrada entre as diferentes unidades de federação. Não foi por acaso que ele elevou o município à condição de ente federativo, e nisso somos o único do país do mundo a fazer esta escolha. Acontece que depois vieram duas décadas perdidas e fomos reconcentrando poder e receitas na União. Agora, mais do que nunca, precisamos mudar esta realidade”, afirmou o governador.

No jogo do morde e assopra, Eduardo lembrou que o país vem de dois anos de baixo crescimento, “apesar dos esforços que têm sido feitos pela presidente Dilma”. Ele classificou ainda o momento como “desafiador” e adiantou ser consenso que, para ganhar 2013, é preciso acelerar os investimentos públicos e privados.

Numa crítica velada aos petistas que têm se levantado contra o STF neste período pós-julgamento do mensalão, Eduardo falou de mau comportamento e lembrou que “quem fez a constituinte, que deu autonomia ao Judiciário e ao Ministério Público, foram os políticos. Quem nomeou os juízes que julgam políticos foram os políticos”.

MEDALHA
 – O mimo na Região Norte não foi por acaso. Há dois anos, na eleição presidencial, a votação de Dilma (PT) foi de apenas 33,44%, contra 66,56% de Serra (PSDB). Com a saída do tucano da briga presidencial e a atuação ainda discreta do senador tucano Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos comparece para despontar como opção.

O deputado estadual Ionilson Sampaio (PSB-RR) foi o responsável pelo agrado ao presidente nacional do seu partido. E, no discurso, sinalizou para um voo mais alto de Eduardo Campos. “Política é destino, e o governador Eduardo Campos, por tudo o que tem feito por seu estado e pelo Brasil, está destinado a viver papéis de muito destaque na vida brasileira”, disse.

Blog do Jamildo

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.