Em tempos de rede social, cliente manda mais
O consumidor já provou que a internet é uma arma poderosa de reclamação. Agora falta as empresas tomarem consciência disso. Antigamente, se alguém não estivesse satisfeito com um produto ou serviço, no máximo geraria comentários num círculo de amigos próximos ou na velha caixinha de reclamações. Hoje o megafone é outro. Reclamar na internet tomou uma dimensão gigantesca.
“Precisamos dialogar com nossos seguidores, clientes e consumidores. Por isso, precisamos nos fazer presentes, ouvindo o que eles têm a dizer. E as redes sociais são ideais para que as empresas e marcas possam se aproximar de seu público-alvo”, argumenta Leonardo Leitão, consultor de marketing e tecnologia, da Leme.
Como exemplo, podemos citar o caso da Unimed Fortaleza com o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br), um site onde o consumidor expõe suas reclamações a respeito de qualquer empresa e recebe respostas de forma rápida. No inicio de 2011, a unidade aparecia na página como não recomendada. A empresa, entendendo a necessidade de mudar, montou uma equipe exclusiva para monitoramento e gerenciamento de mídias. Um ano depois, conseguiu se posicionar com nível ótimo e mais de 70% dos consumidores admitem que voltariam a fazer negócio com a empresa.
No blog www.blogmidia8.com, especializado em internet e redes sociais, com quase oito mil seguidores, o autor Rodrigo Oneda Pacheco está sempre dando dicas valiosas de como gerir as mídias, inclusive com um guia completo sobre o assunto, em que aborda a necessidade de montar e manter equipes voltadas para o assunto. Confira alguns trechos na arte ao lado.
Para Edney Souza, vice-presidente da boo-box, professor da Faculdade Getúlio Vargas e curador da área de mídias da Campus Party Recife, “um dos maiores erros é só pensar nos canais da web depois que a crise chega”. “Sua empresa pode entrar nas redes e produzir conteúdos relevantes, dialogar com o consumidor. Se você não produz conteúdo, provavelmente só lerá reclamação a seu respeito”.
CAMPUS PARTY
A boo-box e a Leme, juntamente com a Fishy (agência focada no desenvolvimento e implementação de estratégias de presença web), estarão na Campus Party com o painel “Gerenciamento de crise nas Midias Sociais, abordando as melhores maneiras de construir o processo de gestão e gerenciamento de crise em redes sociais.
Fonte: Jornal do commercio
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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