Empresa israelense treina ratos farejadores para detectar explosivos em aeroportos

Uma empresa israelense desenvolveu uma técnica nova para detectar explosivos e drogas, baseada no olfato de ratos treinados.

De acordo com o diretor da Bioexplorers, Israel Alva, os ratos têm um olfato tão aguçado como o dos cães, porém sua manutenção é muito mais barata e o treinamento é bem mais rápido.

Alva desenvolveu um mecanismo que tem a mesma aparência dos aparelhos para detectar metais utilizados nos aeroportos, mas, em vez de raio-X, há ratos treinados que detectam cheiros suspeitos.

Alva explicou à BBC Brasil que os ratos são colocados em um espécie de gaveta que fica atrás de uma parede.

A pessoa a ser examinada entra em uma cabine e é submetida a uma rajada de ar que é expelida por uma espécie de ventilador. O ar, que se impregna com os odores da pessoa, entra por orifícios na parede e chega até os ratos.

Ao detectar odores suspeitos, os ratos são condicionados a subir para o “andar” superior da gaveta.

“É como se, em vez de um focinho (de cachorro), tivéssemos oito focinhos examinando a pessoa ou o objeto”, disse Alva e explicou que, em cada gaveta, são colocados oito ratos.

Sinal vermelho

Quando mais de três ratos reagem positivamente ao cheiro, o mecanismo é acionado indicando que há substâncias suspeitas, e uma lâmpada vermelha se acende.

A partir desse momento, o trabalho passa para as forças de segurança, que irão examinar mais detalhadamente a pessoa considerada suspeita.

Quando não há nenhum cheiro suspeito, os ratos não se deslocam para a prateleira superior e se acende uma luz verde.

De acordo com Alva, ratos podem ser treinados a detectar qualquer tipo de cheiro, como explosivos, drogas ou qualquer outra substância.

A empresa expôs a técnica pela primeira vez ao público durante uma conferência internacional de Segurança Nacional, que está sendo realizada nesta semana em Tel Aviv.

O mecanismo com os ratos treinados tornou-se a principal atração da conferência.

Alva, que é especialista em comportamento de animais, afirma que a nova técnica não causa prejuízo à saúde das pessoas pois não as expõe a radiação alguma.

Os ratos, denominados “biosensores”, vivem cerca de dois anos, e são usados pela empresa durante 18 meses.

O treinamento básico dos ratos dura cerca de duas semanas, e pode-se acrescentar um número ilimitado de cheiros a serem detectados.

Para cada cheiro novo, é necessário um treinamento adicional de alguns dias. Segundo Alva, a eficácia do sistema é “quase total” e há um índice “quase nulo” de alarmes falsos.

A manutenção do sistema é barata e cada gaveta deve ser aberta apenas uma vez a cada duas semanas, para a colocação de comida e água e limpeza.

Alva também disse que houve questionamentos por parte de associações pelo bem-estar dos animais, mas, segundo ele, “a vida dos nossos ratos é relativamente boa”.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.