Enade 2011: 27% das instituições tiveram conceito insuficiente
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (6) os índices de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras e os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 (Enade).
Na ocasião, foram avaliados 8.665 cursos de graduação oferecidos 1.387 instituições. Fizeram a prova os concluintes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música.
Confira a lista com as notas das universidades
Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.
Já o CPC avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5%, cada, da nota.
O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram ainda que 27% das instituições de ensino superior brasileiras tiveram conceito insuficiente no IGC em 2011.
Na avaliação que mediu o conhecimento dos 7.576 alunos universitários concluintes em 2011, apenas 5,8% obtiveram a nota máxima considerada pelo Inep. Os números são maiores, no entanto, que o dado considerado em 2008, em que 4,4% estudantes obtiveram a mesma nota.
A maioria dos estudantes recebeu nota 3, o que significa que os conhecimentos adquiridos durante a formação universitária são satisfatórios. No total, foram 3.021 estudantes avaliados nesta categoria.
Em níveis insatisfatórios (notas 1 e 2) estão avaliados 29,9% dos alunos que fizeram as provas do Enade 2011. O dado é superior aos números do exame em 2008, em que 26% receberam tais notas.
Do Correio Braziliense
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário