Encontro sobre economia criativa em PE terá especialistas internacionais
Num momento em que o debate sobre o planejamento urbanístico do Recife se mostra tão presente, a cidade recebe o Encontro Internacional Pernambuco Criativo, de 18 a 21 de junho, no Paço Alfândega, no Bairro do Recife. O evento busca alternativas e modelos de negócios que contribuam para construir o futuro das cidades – de forma sustentável e inovadora – tendo Pernambuco como projeto piloto. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site do evento.
O projeto é uma iniciativa do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco. A ideia é que ele amplie o debate sobre economia criativa, reunindo palestrantes de vários países, e incentivando os participantes a buscar caminhos inovadores para o desenvolvimento sustentável das suas cidades.
O evento será dividido em dois espaços: o primeiro é o auditório da Livraria Cultura, que também fica na Rua da Alfândega, ao lado do Paço. Lá acontecerão discussões sobre assuntos complementares aos temas do encontro. Os debates acontecem pela manhã, e a capacidade do auditório é de 80 pessoas.
Outro espaço é uma arena de debates, montada na praça central do Paço Alfândega. Neste local também serão propostas atividades para estimular os presentes a pensar em alternativas que tornem a cidade mais atrativa. A Arena Criativa, que começa sempre às 14h, terá em sua programação convidados reconhecidos no mercado internacional. É o caso de Sunil Tankha, economista do Institute of Social Studies of Rotterdam, na Índia, que participa dos debates do dia 18, e de Mark Davy (dia 20), gestor do projeto “Future City: culture + placemaking”, do Reino Unido. Também participa da arena, no dia 19, Jordi Pardo, da Espanha, consultor de projetos culturais de desenvolvimento urbano, coordenador científico e fundador do 22@ Barcelona Media, e consultor especialista em economia criativa da Unesco. Por fim, a programação traz da Holanda, no dia 21, Evert Verhagen, especialista em Cidades Criativas, responsável pelo projeto Noorderpark, em Amsterdã, uma comunidade de Prática para a Organização Imobiliária do Governo.
Também haverá formação de grupos de trabalho (GTs), formados por especialistas, moderador, gestores públicos e privados e participantes inscritos, selecionados por meio de análise de currículo, discutindo e propondo ações para as temáticas do encontro. Os temas são: “Qualificação profissional e industrialização em Pernambuco”, “Financiamento para o Desenvolvimento” e “Dinâmica das grandes metrópoles”. Para se inscrever em GTs, envie um email para [email protected] com um breve currículo e resumo da sua intenção em participar e contribuir com o grupo.
Fonte: G1 PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário