Enem coloca conhecimento e nervos de candidatos à prova

Dois dias de exame, 10 horas de duração, 180 questões para resolver e mais uma prova de redação. Acrescenta-se a essa complexa equação uma boa dose de estresse, cansaço, cobrança, ansiedade, insegurança e muitas noites mal dormidas. É por essa verdadeira maratona, que além de avaliar conhecimentos adquiridos, testa ainda a resistência física e psicológica, que milhares de candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) enfrentam a cada ano.

Para não deixar os aspectos físicos e emocionais se transformarem em seus maiores concorrentes, os estudantes lançam mão das mais variadas fórmulas que possam levar ao sucesso. A reportagem do G1 Pará ouviu alunos, professores e especialistas, que garantem: a palavra-chave para vencer na batalha por uma vaga é motivação.

O professor de biologia Marcelo Souza, de 28 anos, encontrou uma forma inusitada de estimular seus alunos de ensino médio e cursinho a enfrentarem o Enem com mais confiança. Explicações detalhadas e baterias de testes não foram suficientes para o professor, que costuma se inscrever no concurso e fazer a prova. Neste ano, ele não fez diferente. “Acho que não basta ser professor, tem que participar!”, brinca.

A reação dos alunos ao encontrá-lo nos locais de prova vai da surpresa, passando pelo alívio e até mesmo receio. “Muitos me olham com espanto e perguntam ‘Professor, o que você está fazendo aqui?’ ou então vão direto ao ponto ‘Não vais fazer para Medicina não, né, Marcelo?’ e outros se mostram aliviados e até brincam ‘Que sorte o professor aqui! Pode ser que eu precise de uma ajuda extra, sabe?’”, relembra.

Segundo Marcelo, a prática tem aperfeiçoado as aulas e otimizado os resultados. “Esse trabalho todo é válido quando percebes o retorno que ele te dá, como educador, e consequentemente, dá ao aluno. É na posição de aluno, sentindo a mesma angústia dele, correndo contra o tempo, que pude observar as principais dificuldades que a prova impõe”, enfatiza.

O apoio que faz a diferença
A trajetória da candidata Sueli Coelho, de 53 anos, rumo ao Enem, começa com uma pesada rotina. O dia ainda nem amanheceu e a moradora do bairro do Tapanã, situado na Grande Belém, já está dentro do ônibus que vai levá-la até o trabalho, no centro da cidade. Às sete da manhã, ela já está no prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, onde desempenha a função de servente.

No fim da tarde, Sueli troca o uniforme de servidora do órgão estadual pelo de estudante de um curso preparatório para concursos públicos. No intervalo entre uma aula e outra, faz exercícios e lê as apostilas de biologia, química, física, história e outras disciplinas exigidas no certame. Ao chegar em casa, quase à meia-noite, ainda resta tempo para estudar outras matérias que fazem parte do conteúdo programático.

Os estudos, ela conta que retomou em 2007, cursando o ensino médio à noite em uma escola pública, após mais de duas décadas afastada dos cadernos. “Casei muito jovem e logo tive meus filhos, que precisavam dos meus cuidados. Como meu marido não me apoiava, não queria que estudasse, passei todos esses anos investindo na educação da Amanda e do Diego”. Já adultos e com formação universitária, os filhos, diz a mãe orgulhosa, são os maiores incentivadores na empreitada, além dos colegas de trabalho e de sala de aula.

Mesmo diante das adversidades, Sueli se diz confiante e preparada para o mais novo desafio. “É importante a gente ter um sonho e acreditar nele. O meu, nesse momento, é cursar Pedagogia. Então, seja jovem ou mais velho, é preciso ter o mesmo esforço e a mesma dedicação para realizar qualquer objetivo que a gente tem na vida”, revela.

Fonte: G1

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.