Enviar SMS ao volante aumenta em 23 vezes o risco de acidentes. O alerta é da Abramet

Desviar a atenção do trânsito para mandar SMS de um celular estando ao volante é a mesma coisa que dirigir às cegas. Esse é o alerta da campanha lançada nacionalmente na última terça-feira pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), entidade que congrega os médicos do trânsito e sempre discute as regras de segurança para se dirigir no País. Pelos estudos apresentados, o condutor que envia SMS enquanto dirige aumenta em 23 vezes as chances de sofrer ou provocar uma colisão. E o mais grave é que o uso do celular ao volante está cada vez mais disseminado. É a quarta principal causa de acidentes de trânsito no Brasil e no mundo – segundo a Abramet – e, em Pernambuco, é a quarta infração mais cometida pelos motoristas, de acordo com estatísticas do Detran-PE.

A relação entre o uso do celular e o envio de SMS com a desatenção provocada nos condutores, comprovada por estudos, impressiona. O motorista que conduz um veículo a 60 km/h e decide olhar o aparelho ou digitar uma mensagem perde, no mínimo, entre 4 e 5 segundos de sua atenção, principalmente da visão frontal. Isso significa dizer que ele vai percorrer de 17 a 34 metros em completa cegueira. “A visão de 360 graus que todo condutor precisa para dirigir se perde. É como se o veículo andasse literalmente às cegas, sem um condutor ao volante. Se a velocidade do veículo for mais alta, de 100 km/h, por exemplo, a distância percorrida sem qualquer tipo de atenção é ainda maior: 120 metros”, alerta o médico Dirceu Rodrigues, chefe do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet.

Campanha internacional

Uma boa maneira de perceber a interferência direta na condução do veículo, afirma o especialista, é que depois de terminar um bate-papo pelo celular ou via SMS, o motorista não conseguirá narrar os lugares que passou, qual a sinalização vertical e horizontal existente ou as características dos pedestres. “A expectativa de uma resposta também continua distraindo o motorista após o envio do SMS. Ele fica pensando na conversa que acabou de ter, mesmo depois de finalizar o manuseio do aparelho”, diz. A campanha está embasada num vídeo com imagens de acidentes de trânsito, tendo, ao fundo, uma criança cantando as letras do alfabeto. Ao fim, surge a mensagem “Uma letra é o suficiente. Ao dirigir, não envie SMS.”

Campanha do Denatran

A preocupação da Abramet se justifica pelo crescimento de usuários de celular e, especialmente, dos smartphones, que estimulam ainda mais a troca de mensagens. “Está havendo um abuso. A utilização do celular nos automóveis tem virado um vício e é preciso que façamos algo. Estamos usando a tecnologia contra nós mesmos. Precisamos nos conscientizar da necessidade de desligar toda essa tecnologia ao adentrar o veículo. É possível. Ninguém pode ser dependente de um celular”, defende Dirceu Rodrigues. Além da campanha, que por enquanto será veiculada apenas nas redes sociais e em canais de vídeos da internet, a proposta da Abramet é estimular a formulação de um projeto de lei ao Congresso Nacional proibindo a utilização de qualquer equipamento nos veículos.

“A fiscalização do uso de celular já é difícil. A do envio de mensagens é ainda pior porque o condutor pode disfarçar a utilização. Por isso é importante dar ferramentas à fiscalização para punir os condutores que insistirem em fazer uso dos equipamentos”, disse o médico. A entidade busca parceiros para ampliar a divulgação da campanha, como veículos de comunicação e companhias de trânsito.

Causas de acidentes no Brasil:
1º lugar: Excesso de velocidade
2º lugar: Consumo de álcool e direção
3º lugar: Fadiga e cansaço
4º lugar: Desatenção (nesse tópico entra o uso do celular)

Ranking das principais infrações cometidas em Pernambuco (2011)
1º) Transitar com velocidade superior a permitida em até 20% – 161.001
2º) Avanço de sinal – 51.022
3º) Transitar com velocidade superior a permitida em mais de 20% a 50% – 35.740
4º) Usar telefone celular – 31.261
5º) Estacionar em desacordo com a regulamentação – 32.007

Fonte: Abramet/Detran-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

“A expectativa de uma resposta também continua distraindo o motorista após o envio do SMS. Ele fica pensando na conversa que acabou de ter, mesmo depois de finalizar o manuseio do aparelho”.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.