Equador levará ‘tempo necessário’ para decidir sobre Assange, diz Correa

“Levaremos o tempo que for necessário porque se trata de um assunto muito sério que assumimos com absoluta responsabilidade”, disse Correa em entrevista ao canal regional Telesul, no Rio de Janeiro. “Estamos analisando muito seriamente e com responsabilidade o pedido de asilo do senhor Julian Assange, e até não concluirmos esta análise não poderemos nos pronunciar oficialmente”, destacou o presidente equatoriano.

Correa confirmou a declaração do chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, de que seu governo examina o pedido de asilo sob o foco da denúncia de Assange de que pode ser condenado à morte se for extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem.

“Em nossa Constituição não se permite a pena de morte, se estabelece o direito ao devido processo. É preciso analisar se estes direitos foram violados, se o risco da pena de morte existe”.

Assange, de 40 anos, pediu asilo político na embaixada do Equador em Londres, na tentativa de evitar sua extradição para a Suécia, onde é procurado por supostos crimes sexuais.

O fundador do WikiLeaks nega as acusações de agressão sexual feitas por duas ex-voluntárias do site, e afirma que as manobras com o objetivo de enviá-lo à Suécia têm motivação política e visam sua extradição aos Estados Unidos.

Correa minimizou o impacto de uma decisão favorável ao asilo nas relações internacionais. “Se um pedido de asilo afetasse as relações com Inglaterra e Estados Unidos, a América Latina deveria estar afetadíssima porque todos os corruptos do Equador, todos os banqueiros que quebraram aqui foram pedir asilo nos EUA…”. “Isto é uma figura estabelecida no direito internacional e qualquer país tem o pleno direito, dentro de sua soberania, de analisar a possibilidade de dar asilo a um cidadão do mundo”.

Mais cedo, o chanceler Patiño, que também está no Rio de Janeiro, revelou no Twitter que “analisamos o risco denunciado por Assange de que seja julgado por razões políticas e possa ser condenado à morte” nos Estados Unidos. “A Constituição do Equador respeita o direito à vida, não admite a pena de morte e defende plenamente a liberdade de expressão”, afirmou Patiño.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.