Escolas ficarão até 12% mais caras em 2013

Em 2013, as escolas particulares de Pernambuco vão ficar entre 8% e 12% mais caras. O cálculo é do Movimento de Respeito às Escolas Particulares (Morep), com base no reajuste individualizado de 100 instituições consultadas. A mudança dos preços toma como base a variação da inflação ao longo do ano, os investimentos e as reformas realizados em cada colégio, além do reajuste anual de professores e funcionários, que têm data-base marcada para abril.

A previsão é que os salários cresçam em torno de 8% no próximo ano, segundo a entidade local. O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), José Ricardo Diniz, lembra que os pais que ainda estão inadimplentes podem procurar o setor financeiro da escola para tentar negociar os débitos.

“Os colégios hoje já trabalham a questão da cobrança de forma profissionalizada e ao longo de todo o ano. Nessa época, portanto, há poucos casos a resolver”, comenta.

De acordo com o presidente do Morep, Neíldo Alves, a média de reajuste das mensalidades entre 2011 e 2012 ficou em 10%. O aumento salarial de quem trabalha nas escolas, por sua vez, no ano passado, foi de 6,8%.

A entidade de defesa do consumidor Proteste alerta que as escolas devem justificar o índice de aumento das mensalidades, onde se leva em consideração a sua planilha de custos.

Além disso, não podem incluir nos contratos a possibilidade de rescisão em caso de inadimplência ou prever a inclusão do nome do devedor em cadastros como Serasa e SPC. Mas é bom ficar atento porque a instituição pode, sim, recusar a matrícula do aluno para o período letivo seguinte caso haja débitos.

A Proteste também informa que o contrato deve poder ser avaliado por, pelo menos, 45 dias antes da data final para matrícula e precisar descrever o valor da anuidade (que pode ser dividida em 6 ou 12 parcelas – nunca 13) e o número de vagas por sala, além de dar o detalhamento das condições da prestação do serviço, como horários das aulas, períodos, valores (integral e mensal), métodos de avaliação do desempenho dos estudantes, sistema de reposição de provas, entre outros itens.

O contrato deve ainda informar o valor da multa por atraso no pagamento, os descontos para membros da mesma família ou para pagamento antes do vencimento.

O atraso na quitação não pode gerar a não entrega de documentos para transferência, o afastamento do aluno das aulas, a impossibilidade de fazer as provas ou outro tipo de restrição às atividades escolares.

Em relação à taxa de material escolar, a Proteste ensina que ela só é obrigatório em caso de os itens pedidos não serem encontrados em outros locais, como, por exemplo, apostilas e material pedagógico específico do estabelecimento de ensino.

‘Se a escola adotar uniforme, devem ser dadas opções de locais de compra. Se oferece transporte escolar, deve ser feito um contrato em separado. Atividades extracurriculares, como natação, música, e outras atividades esportivas, não poder ser obrigatórias. Se estiverem incluídos no valor da matrícula, devem ser detalhados em contrato”, alerta também.

Confira aqui a legislação completa que dispõe sobre contratos escolares.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.