Espanhóis preocupados após novo golpe em sua economia

Os sindicatos espanhóis já começaram a anunciar sua resposta ao novo plano de ajuste de 65 bilhões de euros, enquanto profissionais de todos os setores têm feito suas contas, temendo o impacto que a medida deve ter no consumo e na economia de uma maneira geral.

Pressionado por Bruxelas para realizar novos ajustes em troca da flexibilização de sua meta de déficit, o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou o aumento do IVA, de 18 a 21%, e de 8 a 10% para alguns produtos que têm taxas reduzidas, na principal medida de uma série que afeta ainda desempregados e funcionários.

A resposta sindical foi imediata: uma nova série de manifestações em toda Espanha no próximo dia 19 de julho para protestar contra este plano “que afeta os setores mais frágeis da economia e da sociedade”.

Já na noite de quarta-feira, alguns manifestantes pediam justiça em Madri, armados com cartazes de protesto. Nesta quinta-feira, grupos de funcionários saíram às ruas bloqueando por exemplo a grande avenida madrilenha da Castellana.

Entre as outras medidas anunciadas está a supressão do pagamento de Natal de 2012 para os funcionários e a redução do seguro-desemprego de 60 para 50% da base reguladora após o sexto mês.

Especialistas temem que os ajustes freiem o consumo e agravem a recessão, enquanto que o governo prevê uma queda do PIB de 1,7% este ano e uma economia ainda no negativo em 2013.

Apesar de o chefe do governo conservador espanhol afirmar que estes novos sacrifícios, impostos a um país já asfixiado por um desemprego de cerca de 25%, “não serão estéreis”, o país segue preocupado.

“Essas medidas não criarão empregos e aumentarão ainda mais a queda do PIB”, dizia um editorial do jornal Expansión.

Segundo o economista independente, Edward Hugh, a maioria dos espanhóis não vai entender o acordo global (negociado entre Espanha e Bruxelas), o que gerará descontentamento.

Desde os profissionais de turismo até os vendedores de carros, passando pelos pescadores os associações de consumidores, todos têm criticado o anúncio nesta quarta-feira de aumento do IVA, em um país onde o consumo já é anêmico.

O turismo, setor crucial da economia espanhola, que representa cerca de 10% do PIB, deve ser um dos primeiros afetados pela alta do tipo reduzido do IVA, de 8 a 10%.

“Um golpe”, denuncia o secretário-geral da Confederação Espanhola de Hoteis e Alojamentos Turísticos, Cehat, Ramón Estalella, enquanto que o secretário-geral da Federação Espanhola de Hotelaria (FEHR), Emilio Gallego, considera que a renda do setor caiu 2,400 bilhões de euros.

Segundo a Associação de Fabricantes de Automóveis, Anfac, serão vendidos entre 25.000 e 20.000 veículos menos este ano, em um mercado já situado a um nível historicamente baixo.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.