Está na hora de pensar no IR do próximo ano
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Prevenir é melhor do que remediar. O famoso ditado, ainda pouco seguido pelos contribuintes brasileiros, é a dica para quem não quer ter dor de cabeça com o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Como o prazo para entregar a próxima declaração do IR é de março a abril do próximo ano, organizar-se com antecedência não só fará com que as preocupações com erros sejam menores, como também possibilitará que se recupere mais dinheiro. E ainda dá para aumentar os valores da restituição.
De acordo com o diretor da Confiance Gestão Contábil & Negócios, Erbert Casanova, as ações podem ser desde as mais simples, como guardar adequadamente todos os comprovantes de gastos com educação e saúde, até mesmo as mais sofisticadas, como doações e realização de previdências privadas. Nos casos de despesas médicas, odontológicas, instruções, pensões alimentícias judiciais para garantir a restituição, basta guardar adequadamente os documentos e não passar informações que não estejam em conformidade com a realidade.
“As doações podem ser uma forma de direcionar o dinheiro que paga ao Governo para ações que tragam benefícios para a comunidade, mas somente para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda”, salientou Casanova. Nesse caso, o limite de 6 % do IR devido é para as destinações aos fundos de direitos da criança e do adolescente, as doações e os patrocínios para projetos enquadrados como incentivo a atividades culturais, artísticas e incentivos a atividades audiovisuais.
Para quem quer abater plano de previdência privada, é importante deixar claro que isso apenas poderá ocorrer quando é feito no modelo PGBL, em um limite de 12% do valor tributável total, antes de qualquer dedução. “Também é dedutível do IR para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais, como trabalhador do setor privado, autônomo ou funcionário público,” explicou. “A primeira coisa que deve ser avaliada para ter a restituição é se houve valores retidos, caso contrário, não há o que se restituir”, completou Casanova.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário