Estado sob ameaça de falta de gasolina

Pernambuco é um dos Estados sob ameaça de sofrer desabastecimento de combustível neste fim de ano. Nos bastidores, técnicos da Petrobras, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Ministério de Minas e Energia e representantes do setor tentam contornar a situação. O cenário é de limite na capacidade de produção das refinarias, consumo recorde no País e dificuldade de distribuição e armazenagem. No Estado, o consumidor já enfrenta a falta de gasolina nas bombas desde 1º de outubro. Com diminuição da oferta e elevação do consumo não é preciso ser economista para prever aumento de preços.

Na noite de segunda (5), a ANP divulgou nota admitindo “casos pontuais envolvendo o abastecimento de gasolina, ocorridos recentemente”. O governo minimizou o risco de faltar combustível, mas admitiu as reuniões para tratar da demanda na virada do ano, quando o consumo sobe 20%.

O presidente do Sindicato do Comércio de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), Fernando Cavalcanti, calcula que as vendas de gasolina caíram 10% ao longo de um mês. “A Petrobras reduziu de quatro para duas vezes por semana a periodicidade dos navios transportando gasolina para o Nordeste. Nosso parque de tancagem não comporta 15 dias de estoque. A região será uma das mais prejudicadas porque os combustíveis chegam por cabotagem por Suape para serem redistribuídos”, observa.

Nas reuniões entre representantes do setor e o governo, as regiões ameaçadas de desabastecimento são Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além dos Estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Isso por conta da necessidade do transporte de cabotagem. “Com esses apagões e a seca, os navios de derivados de petróleo estão sendo usados para abastecer as térmicas”, completa Cavalcanti.

ETANOL – O desabastecimento de gasolina também não deverá ser compensado pelo setor sucroalcooleiro. As alternativas seriam aumentar a participação do álcool anidro na gasolina (que pode variar de 18% a 25% e hoje está em 20%) ou mesmo dar espaço ao etanol. “A dificuldade é que o álcool não aparece da noite para o dia. É preciso que, antes de cada safra, o governo informe qual será o percentual da mistura e que exista uma política de previsibilidade para que o setor possa se preparar. É necessário investir na melhora da produtividade dos canaviais e comprovar aos bancos que temos demanda para garantir financiamentos”, diz o presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.