Estiagem ainda castiga parte da Região Sul e moradores enfrentam racionamento
A variação da temperatura no Sul do país tem chamado atenção neste mês de maio. Nos primeiros dias, uma forte massa de ar polar avançou pelo Brasil e provocou frio de 2°C em Pato Branco, no sudoeste do Paraná. Os efeitos desta temperatura apareceram apenas nesta semana, oito dias depois da onda de frio: parte da lavoura de feijão do município foi queimada pela geada.
Entretanto, desde esta onda de frio do primeiro dia de maio, a temperatura vem subindo em toda a Região Sul. Tanto que ontem, a máxima chegou aos 31,1°C em São Gabriel-RS, a mais elevada do mês (e a mais alta desde 20 de abril).
De acordo com os meteorologistas da Somar, toda esta variação de temperatura dos últimos dias ocorreu sem chuvas significativas. A estiagem ainda castiga parte da Região Sul. No norte do Rio Grande do Sul, região de Erechim, os moradores convivem com o racionamento de água há mais de 30 dias.
A previsão para esta quarta-feira é de mais um dia com tempo seco e com sol entre nuvens na maior parte da Região Sul. À tarde, a máxima chega aos 27°C na maior parte do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no norte e oeste do Paraná.
O tempo começa a mudar a partir de amanhã com a chegada de uma frente fria, mas as chuvas com baixo acumulado ficam concentradas apenas sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, o sistema ganha força e passa a causar chuva generalizada sobre a Região Sul. Apenas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai deve ter um dia com tempo seco.
No sábado, a frente fria causa chuva generalizada, mas com baixo acumulado, sobre o Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, uma massa de ar polar deixa o tempo seco e ensolarado e com mínima de até 6°C no centro, sul e oeste do Estado. No domingo, o tempo abre na maior parte da Região Sul e a temperatura despenca ainda mais.
Por Deliane Assis
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário