Estrangeiros são 10% dos candidatos a empregos “top” no país

Um em cada dez profissionais que se candidatam para os melhores empregos no país é estrangeiro. O resultado, um levamentamento da consultoria Michael Page, especialista em recrutamento especializado, mostra um recorde no interesse de profissionais de outros países em atuar no Brasil. Mas isso não fica apenas na expectativa: o número de profissionais estrangeiros contratados nos nove primeiros meses do ano já supera todo o resultado de 2011.

Segundo a consultoria, já são 493 estrangeiros em vagas pelo Brasil no acumulado neste ano até setembro, contra 446 nos doze meses de 2011. Outros levantamentos também apontam contratação recorde de estrangeiros.

“O volume da aplicação de estrangeiros em nossas vagas chegou a 10%, há três anos isso não chegava a 5%. E não vemos apenas profissionais para o setor de petróleo e gás, mas cada vez mais para setores como telecomunicações, tecnologia da informação e infraestrutura, além de segmentos que começam a despontar e onde não há muita tradição no Brasil, como o mercado de luxo e profissionais para os grandes eventos”, afirmou Fernanda Amorim, diretora do escritório carioca da Michael Page.

Ela conta que o interesse pelo Brasil é motivado por diversos fatores, mas que os mais importantes são a expectativa de crescimento do país em contraste com a crise que continua nos países desenvolvidos, salários maiores, desafios profissionais mais empolgantes e uma sensação maior de segurança nas grandes cidades do país. Ela conta que a maior parte dos profssionais que se cadastram na empresa são da Europa e da América Latina.

“Há algumas barreiras, tanto legais como práticas, como a língua. Acabam tendo vantagem portugueses, profissionais de países do Mercosul e da Espanha, pela proximidade do idioma e de cultura”, explica Fernanda.

Ela espera, contudo, que o resultado de 2013 seja ainda maior que o registrado neste ano, não apenas pela expectativa de um crescimento maior da economia como pela esperança da retomada dos leilões na área de petróleo e gás – grande chamariz de profissionais para o Rio. Fernanda espera que no próximo ano o governo flexibiliza as regras para a entrada de profssionais altamente qualificados, como tem sido prometido pela presidente Dilma Rousseff em viagens ao exterior. O Rio, conta Fernanda, é o destino que os estrangeiros mais desejam.

No Veirano Advogados o resultado se repete. Até setembro o escritório já concluiu 500 contratos para a contratação de estrangeiros, contra 480 processos em todo o ano passado. Gabriela Lessa, do escritório, explica que 86% destas contratações visavam profissionais que trabalham no Rio. São Paulo representa o restante das vagas.

“Vemos um interesse muito maior no Brasil. Aqui as oportunidades profissionais e salariais são maiores, apesar da legislação que ainda dificulta muito a entrada de profissionais”, conta.

Gabriela lembra ainda que as contratações estão mais diversificadas. Antes a indústria de petróleo e gás dominavam a atração de profissionais de outros países, agora isso está mais equilibrado. Segundo o levantamento de seu trabalho no escritório, o setor ainda lidera a contratação de estrangeiros, respondendo por 35% do total, mas outros setores crescem. Entre os que se destacam estão a indústria da tecnologia da informação (20% das contratações do escritório), empresas da área de infraestrutura (16% do total), mineração (15%) e empresas de energia (10% do total).

Fonte: Agência O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.