Estudo liga produção de neurônios a aumento de peso

Novos neurônios são criados e ativados em situações de estresse.

O estudo indicou que o acúmulo de peso está relacionado à produção de novos neurônios na região do hipotálamo(Thinkstock)

Em estudo publicado na edição de março da revista Nature Neuroscience e divulgado só agora, um grupo de cientistas da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, indica que o surgimento de novos neurônios no hipotálamo está relacionado ao ganho de peso. A equipe chegou a essa conclusão após realizar experimentos em ratos que foram alimentados com dieta rica em gordura logo após o desmame.

 

Saiba mais

HIPOTÁLAMO
O hipotálamo é uma região do encéfalo dos mamíferos. Sua função é regular alguns processos metabólicos e atividades autônomas. Ele liga o sistema nervoso ao sistema endócrino, responsável pela secreção de importantes hormônios. O hipotálamo controla a temperatura corporal, a fome e a sede. Essas funções vitais mostram porque esse órgão é tão importante e precisa ser protegido.

NEUROGÊNESE
Processo que dá origem a novos neurônios, as células nervosas. Pesquisadores acreditavam que esse processo acontecia no hipocampo e no bulbo olfatório. O estudo recente indica uma nova área produtora dessas células: o hipotálamo.


O grupo de pesquisadores liderado por Seth Blackshaw, pesquisador da Universidade Johns Hopkins e autor principal do estudo, descobriu que a neurogênese foi quadruplicada em ratos adultos submetidos a uma dieta gordurosa. Esses animais ganharam mais peso e apresentaram mais massa gorda do que ratos criados com dieta normal.

Com um outro experimento, os cientistas descobriram que a neurogênese não só é estimulada por uma alimentação rica em gordura, como ela também contribui para o ganho de peso. Ao destruir os novos neurônios no hipotálamo com raios X , os autores perceberam que os animais que se alimentaram com dieta calórica passaram a ser mais ativos e a ganhar menos peso.

Já se sabia que o hipotálamo tem papel importante na regulação do peso de uma pessoa. Entre outras funções, é ele o responsável por regular o apetite. Recentemente, descobriu-se também  que essa região do cérebro está ligada à produção de novos neurônios.

De acordo com Blackshaw, estudos anteriores já tinham mostrado que o cérebro continua produzindo novas células nervosas, os neurônios, na idade adulta. Mas o pesquisador ressalta que, para muitos pesquisadores, a produção dessas novas células era restrita a outras partes do cérebro: o hipocampo – relacionado à memória – e o bulbo olfatório – que como o próprio nome sugere, está ligado ao olfato.

Incertezas — Os resultados encontrados pela equipe de Blackshaw contrastam com umapesquisa publicada em dezembro do ano passado no periódico The Journal of Clinical Investigation, que mostra que a obesidade inibe o surgimento de células nervosas no hipotálamo.

“Os experimentos parecem antagônicos, mas pode-se concluir que uma dieta muito gordurosa pode desregular a neurogênese no hipotálamo e em algum momento reduzi-la ou aumentá-la”, diz Dalva Poyares, neurologista da UNIFESP e coordenadora do Instituto do Sono. Ela explica que cada um dos estudos considera partes distintas do hipotálamo e que ainda é muito cedo para se chegar a uma conclusão precisa. Poyares, que não participou do estudo, explica que novos experimentos precisam ser feitos para que se compreenda de que forma o ganho de peso e a neurogênese estão relacionados.

Adaptação — A equipe de Blackshaw acredita que a neurogênese no hipotálamo é um mecanismo evolutivo que ajudou animais selvagens e antepassados do homem a sobreviver em regiões com escassez de comida rica em gordura e energia. Eles explicam que animais selvagens, quando encontravam uma fonte rica e abundante de comida, comiam o quanto fosse possível, já que recursos como esse são tipicamente escassos na natureza.

Para Blackshaw, se esse mecanismo foi importante no processo evolutivo no passado, a neurogênese não é tão benéfica para animais de laboratório e pessoas de países desenvolvidos, que têm acesso ilimitado à comida, pois favorece o aumento de peso. Os autores esperam que, se esse resultado se repetir em estudos futuros, a obesidade pode ser tratada com a inibição da neurogênese no hipotálamo.

Fonte: VEJA

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.