Estudo revela locais com maior número de afogamentos de crianças no país

O afogamento é a segunda causa de morte, entre os acidentes, de crianças e adolescentes até 14 anos no Brasil. Os Estados que apresentaram maior índice foram Amapá, Amazonas e Rondônia, segundo estudo realizado pela ONG Criança Segura, com base em dados do Ministério da Saúde relativos a 2009.

Durante o período analisado, foram registradas 1.376 mortes por esse tipo de acidente, sendo que 45% delas ocorreram em águas naturais (como rios, mares e lagos). Outras 6% referem-se especificamente a quedas nesses locais.

O segundo local de maior risco é a piscina, responsável por 7% das mortes. Vale ressaltar que 37% dos afogamentos não tiverem local identificado e 5% foram classificados como “outros”, o que inclui acidentes domésticos, entre outros.

Perfil

A morte de meninos por afogamento é duas vezes mais frequente que a de meninas. Foram 67% casos referentes ao sexo masculino, contra 33%.

As mortes com crianças de 10 a 14 anos representaram 36% do total; de 1 a 4 anos, 35%; de 5 a 9 anos, 26%; e com menos de 1 ano, 3%.

Estados

O Estado do Amapá foi o campeão em mortes de crianças vítimas de afogamentos, com uma taxa de 14,28 por 100 mil habitantes, seguido de Amazonas, com 6,92, Rondônia, com 6,52, Mato Grosso do Sul, com 5,84, e Espírito Santo, com 4,88. O Distrito Federal apresentou a menor taxa: 1,65 (veja tabela).

“As capitais com acesso fácil a rios e lagos apresentam maior exposição da criança e consequentemente maiores índices de mortalidade”, comenta a coordenadora nacional da ONG Alessandra Françoia.

“Rios e lagos não são locais oficiais de banho, portanto na maioria das vezes não contam com salva-vidas e uma estrutura estabelecida de supervisão, diferentemente das praias”, acrescenta.

Prevenção

Com base nos dados, a ONG alerta para a necessidade de programas de conscientização sobre os riscos e cuidados para as famílias, além de aulas de natação para as crianças.

O alerta inclui o cuidado com os filhos dentro de casa – acidentes com baldes e vasos sanitários são menos frequentes, mas acontecem. O mesmo vale para a hora do banho – em 2009 foram registradas 14 mortes no banho de banheira ou devido a queda na banheira.

Veja as dicas de prevenção divulgadas pela ONG:

manter a criança sempre sob supervisão do adulto;

colocar coletes salva-vidas nas crianças em piscinas, mares e rios;

armazenar baldes e banheiras com água no alto e virados para baixo, quando vazios;

manter banheiros e vasos sanitários fechados;

esvaziar piscinas infantis e tampar com lona bem presa as piscinas “regan” após o uso.

Fonte: Uol Notícias

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.