Estudo revela que líderes são os mais saudáveis do bando

Assim como a riqueza e o status social costumam estar ligados à boa saúde nos seres humanos, o reino animal tem benefícios similares para os que lideram o bando, segundo um estudo divulgado esta segunda-feira nos Estados Unidos.

Depois de estudar os babuínos do Quênia durante 27 anos, os cientistas descobriram que os machos alfa eram menos propensos a caírem doentes e se recuperavam mais rapidamente de suas lesões do que aqueles que ocupam as escalas mais inferiores de seu bando.

 Os resultados surpreenderam os cientistas, já que pesquisas anteriores mostraram que os machos em posições de alto nível enfrentam muito estresse e costumam acasalar com tanta regularidade que fragilizam seu sistema imunológico.

 Segundo os autores do estudo, o tipo de estresse que enfrentam os machos de menor status – estresse crônico, velhice, mau condicionamento físico – explicaria as diferenças de saúde nos dois grupos.

 “Nos seres humanos e nos animais, tem sido sempre uma grande discussão se o estresse de estar na parte superior da comunidade é melhor ou pior do que estar na parte inferior”, explicou a autora principal do estudo, Beth Archie, bióloga da Universidade de Notre Dame.

“Nossos resultados sugerem que, embora os animais nas duas posições sofram estresse, vários fatores associados ao alto nível poderiam servir para proteger os machos dos efeitos negativos do estresse”, acrescentou.

 Os dados para o estudo, publicado nas Atas da Academia Nacional de Ciências (PNAS, na sigla em inglês) surgiram de informações coletadas de 1982 a 2009 de 166 babuínos machos adultos que viviam em grupos com 17 machos adultos, assim como com outras fêmeas.

 Os cientistas estudaram as lesões sofridas pelos machos, com frequência provocadas por lutas entre si, entre as quais havia cortes, ferimentos pungentes, contusões, arranhões e um ferimento no olho.

 Ao registrar o tempo que os diferentes machos levaram para se recuperar das lesões, a pesquisa demonstrou que os de status elevado se curaram mais rapidamente do que os machos de menor status.

 Mas os dados não revelaram o que marcou a diferença: se os babuínos atingiram um alto patamar pela superioridade de seu sistema imunológico ou se a saúde dos babuínos era melhor por estar na parte superior da escala hierárquica do bando.

 Os autores do estudo provêm da Universidade de Princeton (Nova Jersey, leste), do Instituto de Pesquisa de Primatas dos Museus Nacionais do Quênia em Nairóbi, da Universidade de Nairóbi e da Universidade Duke, na Carolina do Norte (leste dos Estados Unidos).

 Da AFP Paris

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.