EUA investigam vídeo de supostos militares urinando em cadáveres
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos afirmou, nesta quarta-feira, que investigará um vídeo que mostra supostos membros das forças americanas no Afeganistão urinando no que seriam cadáveres de combatentes do Talibã. Um porta-voz do grupo islâmico afirmou nesta quinta-feira que o incidente não vai prejudicar as negociações de paz em Cabul. “Não se trata de um processo político, então o vídeo não atrapalhará nosso diálogo e nem a troca de prisioneiros – disse Zabihullah Mujahid”.
O vídeo, que foi postado no YouTube e em outras páginas na internet, mostra quatro homens vestindo uniformes de combate camuflados urinando sobre os corpos de três outros homens. Um deles brinca: “Tenha um bom dia, amigo”. O outro faz uma piada sobre um chuveiro. “Embora ainda não tenhamos verificado a origem ou a autenticidade desse vídeo, as ações retratadas não são consistentes com nossos valores fundamentais e não são indicativas do caráter dos fuzileiros navais em nosso contingente”, afirmou o Corpo de Fuzileiros Navais em comunicado. “Esse tema será completamente investigado.”
Um grupo muçulmano de direitos civis nos Estados Unidos condenou a suposta profanação de cadáveres, em carta ao secretário de Defesa americano, Leon Panetta. “Qualquer parte culpada deve ser punida em toda a extensão permitida pelo Código Uniforme de Justiça Militar e pelas leis americanas”, afirmou o Conselho de Relações Islâmico-Americanas na carta, cuja cópia foi passada também à imprensa.
Da Agência O Globo
Nenhum comentário