EUA prometem punir soldados flagrados urinando em cadáveres no Afeganistão

Autoridades em Washington se apressaram nesta quinta-feira para criticar os militares americanos que flagrados urinando em combatentes mortos do Talebã no Afeganistão e para conter os danos que o vídeo pode causar.

A secretária de Estado Hillary Clinton disse estar “totalmente consternada” com as imagens e que as atitudes dos fuzileiros navais “não condiziam com os valores americanos”.

Já o secretário de Defesa, Leon Pannetta, telefonou para o presidente afegão, Hamid Karzai, prometeu punir severamente os envolvidos. Pelo menos dois dos quatro fuzileiros que aparecem no vídeo foram identificados, segundo um militar disse à BBC.

Constrangimento

Segundo o jornalista da BBC em Washington Steve Kingston, o oficial não confirmou o local onde estavam os fuzileiros, mas relatos sugerem que a unidade pertencia à base militar de Camp Lejeune, na Carolina do Norte.

Eles seriam de um batalhão que já teria atuado no Iraque, Afeganistão e em Guantánamo.

Para Kingston, o vídeo causa um grande constrangimento ao governo de Obama, que vem tentando projetar uma imagem mais sensível dos militares.

O presidente afegão também condenou as imagens. “O governo do Afeganistão está profundamente perturbado por um vídeo que mostra soldados americanos profanando corpos de três afegãos”, informou o gabinete do presidente Hamid Karzai em uma declaração.

“Este ato de soldados americanos é simplesmente desumano e deve ser condenado nos termos mais fortes possíveis. Pedimos ao governo dos Estados Unidos para investigar com urgência o vídeo e aplicar a punição mais severa a qualquer um que seja considerado culpado deste crime”, acrescentou a declaração.

YouTube

O vídeo teria sido gravado no Afeganistão e divulgado no site YouTube. As imagens também foram divulgadas pela rede de TV árabe Al-Jazeera e ainda não se sabe quem originalmente colocou o vídeo no YouTube.

O vídeo, de cerca de 40 segundos, mostra os quatro homens em uniformes de pé em frente a três corpos masculinos, no chão, de pele morena e roupas largas. Um deles parece estar coberto de sangue.

Uma voz pode ser ouvida ao fundo afirmando: “Tenha um bom dia, amigo”.

Qari Yousuf Ahmadi, um dos porta-vozes do Talebã, disse à BBC que esta não é a primeira vez que americanos cometem um “ato de selvageria” e que os ataques do Talebã contra os americanos vão continuar.

Mas, outro porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid, afirmou que o vídeo “não é um processo político, então não vai afetar nossas negociações de paz e de troca de prisioneiros, pois elas estão em um estágio preliminar”.

A missão liderada pela Otan no Afeganistão, a Isaf (Força Internacional de Assistência para Segurança, na sigla em inglês), afirmou que “condena as ações mostradas no vídeo, que parecem ter sido conduzidas por um pequeno grupo de indivíduos americanos, que, aparentemente, não estão mais servindo no Afeganistão”.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.