EUA querem agilizar passagem de brasileiros a trabalho pela imigração

A diplomacia dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (26), em São Paulo, a intenção de incluir o Brasil no programa Global Entry (Gep), que promete agilizar a passagem dos brasileiros a trabalho pela imigração e alfândega do país. De acordo com representantes dos EUA, os viajantes aprovados em uma seleção prévia de documentos não precisarão passar por filas de controles de passaporte na chegada a 20 aeroportos, entre eles os de Miami e de Nova York.

A implementação do projeto-piloto ainda depende de aprovação do governo brasileiro, porque a proposta dos Estados Unidos só será colocada em funcionamento se o Brasil conceder o mesmo benefício para os norte-americanos que viajam para o país. Além disso, a Polícia Federal brasileira precisa aceitar colaborar com o programa.

De acordo com o diplomacia dos EUA, o processo de emissão de vistos permanece o mesmo. A inclusão no programa só ocorre após o pretendente ter obtido o visto. Após isso, o viajante deve solicitar a participação no programa.

Os interessados deverão se inscrever no sistema pela internet, pagar uma taxa de US$ 100 (válida por 5 anos) e aguardar uma resposta. A taxa não será restituída caso o visto seja negado.

Após o cadastro, a diplomacia americana fará a consulta do nome do viajante na Polícia Federal brasileira. Caso o nome consultado não tenha restrições, tais como antecedentes criminais, ele poderá participar do programa.

Reciprocidade
“Existe um grande interesse dos brasileiros para visitar os Estados Unidos e do americano visitar o Brasil. Estamos tentando abrir as portas e facilitar essas visitas nas maneiras possíveis, dentro das leis do Brasil e das leis dos Estados Unidos”, afirmou o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, que participou da apresentação do programa.

Inicialmente, o sistema deve beneficiar 150 viajantes, principalmente executivos, funcionários de meios de comunicação e de empresas aéreas, que poderão ter até 70% de redução no tempo de espera nos aeroportos dos Estados Unidos.

Se a experiência tiver sucesso, o número de beneficiados deve subir para 1,5 mil pessoas. A expectativa é que, mo futuro, mesmo aqueles que viajam a turismo também possam participar do programa.

Ainda essa semana, será apresentada uma versão do memorando para a Polícia Federal brasileira. A expectativa do adido de alfândega e proteção de fronteiras dos Estados Unidos, Jaime Ramsey, é que o acordo seja assinado entre maio e junho deste ano. Atualmente, o programa está disponível para holandeses e mexicanos, que já possuem termos de cooperação.

Aumento da demanda
A Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil emitiu 944.868 vistos em 2011, o que representa um aumento de 51% em relação à demanda de 2010. Após anúncio de ampliação das equipes e das instalações consulares, os Estados Unidos avaliam que poderão processar até 1,8 milhão de vistos anualmente a partir de 2013.

Os Estados Unidos mantém um programa de isenção de vistos com países europeus e alguns do continente asiático. Por enquanto, não há previsão de que o Brasil integre esse grupo.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.