Evite “pegadinhas” ao comprar a garantia estendida
Você conhece a garantia estendida? Sabe como funciona? Quais as coberturas? Muitos consumidores embarcam na conversa do vendedor e compram o seguro sem conhecer com detalhes os seus direitos. A “pegadinha” surge quando é preciso acionar a assistência técnica para consertar um equipamento quebrado. O aposentado Severino Nascimento é uma das vítimas. Ele pagou R$ 300 para ter a garantia estendida da máquina de lavar roupas e ficou na mão quando precisou (leia mais sobre o assunto na edição impressa do Diario desta segunda-feira).
O jogo de empurra entre o fabricante, a seguradora e a loja durou seis meses. Depois muitos telefonemas, e-mails e três visitas ao Procon-PE, a seguradora assumiu o conserto. “Fui praticamente forçado a comprar a garantia estendida. Para vender eles fazem de tudo, até Jesus prometem em nossa porta. Vendem uma coisa e na prática é outra”, protesta o aposentado.
Para não cair na “pegadinha”, a advogada Mariana Ferraz, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), recomenda que o consumidor faça a leitura detalhada do contrato. “Os termos que estão no contrato são essenciais para o consumidor saber os seus direitos. A maior fonte de problemas ocorre por falta de informação e da expectativa que não foi cumprida”.
Diferenciar os tipos de garantia é importante para o consumidor. Mariana explica que existem três tipos de garantia: a garantia legal prevista no Código de Defesa do Consumidor prevê o prazo de 30 dias para bens não duráveis e de 90 dias para bens duráveis. Existe a garantia do fabricante ou contratual, que estende esse prazo legal, em geral de 24 meses. A garantia estendida é um plus. Só pode ser acionada após expirar o prazo da garantia contratual.
A falta de informação e o jogo de “empurra” em cima do consumidor deságua nos órgãos de defesa do consumidor. Até agosto, o Procon-PE registrou mais de 2 mil queixas relacionadas ao descumprimento da garantia. O mercado movimenta por ano no país mais de R$ 2,5 bilhões. Para tirar a má impressão e cativar o cliente, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) lançou o guia de boas práticas de garantia estendida. A ideia é distribuir 37 mil exemplares em 12,5 mil pontos de vendas em todo o país.
Fonte: Diário de pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
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