Ex-fumantes contam suas fórmulas de sucesso para largar vício

O designer Cláudio Batista, 30 anos, já havia ensaiado largar o vício. Sem sucesso, como acontece com a maioria dos fumantes. Antes de mais uma tentativa, foi buscar na internet experiências bem-sucedidas como inspiração.

Foi quando resolveu gravar vídeos registrando a luta contra o cigarro – uma automotivação e ainda um incentivo para os que passavam pela mesma situação. “Serviu como uma forma de me manter mais firme na vontade.

Porque eu tinha como recorrer aos vídeos e me ver dizendo os motivos pelos quais resolvi parar de fumar”, conta Cláudio.As gravações não caíram na web por timidez do designer – apenas um ou dois amigos as assistiram e foram influenciados pela iniciativa positiva do rapaz.

 Mas a carteira de cigarro renovada diariamente no bolso dele por dez anos foi, enfim, aposentada. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta quarta-feira, o NE10 compartilha a saga de ex-fumantes como Cláudio e suas receitas para se verem livres da nicotina.

NO GELO – Sônia Dantas fumou uma carteira de cigarro por dia dos 18 aos 28 anos. “Dei minha palavra de honra a mim mesma que não ia botar nem mais um cigarro na boca”, rememora. O primeiro passo foi usar a “força da mente” para não cair em tentação. A funcionária pública abdicou por vários meses do cafezinho, associado instantaneamente ao prazer de fumar. E para suprir a ausência do cigarro sempre à boca, passou a chupar gelo. Em casa, na rua; até dentro do carro começou a deixar um isopor cheio para jamais ceder ao desejo. Há 37 anos, a fórmula não desanda.

CHÁ DE NICOTINA – Foi o filho de Marcos Soares quem levou a mandinga escutada na rua para dentro de casa. De um maço lacrado, pega três cigarros e tira o fumo. Derrama o conteúdo em três dedos de água. Deixa três dias curtindo e coa o líquido. Três horas após o almoço, tapa o nariz e bebe. “Fiquei com vontade de deixar de fumar porque meu filho é alérgico, meu cigarro o atrapalhava.

Fiz essa loucura. Tive um desarranjo intestinal, a pressão baixou, a cabeça rodou, mas depois disso não tive mais vontade de fumar”, garante o militar reformado. O tabaco o acompanhou da adolescência aos 45 anos. Hoje, aos 66, sente abuso e diz que o organismo não pede mais nicotina. “A força de vontade foi fundamental”, aposta.

FORÇA DIVINA – O consultor de empresas Pedro Jofilsan começou a fumar de brincadeira. Um vício burro, segundo o próprio, já que ele tinha mais de 30 anos de idade quando se rendeu aos prazeres da nicotina. Nas últimas duas décadas, visitas ao médico – algumas emergenciais – viraram rotina: problemas de circulação, respiratório, taxas alteradas. O alerta do perigo era constante. “Mas eu não queria parar. Gostava, achava prazeroso”, assume.

 No auge do vício, chegava a fumar quatro carteiras de cigarro num dia. O estopim foi há cinco anos, quando passou mal enquanto lecionava uma aula na cidade de Arcoverde, a 308 km da capital pernambucana, e veio direto para a UTI no Recife. “Ao voltar pra casa, botei o joelho no chão e, como nunca tinha feito antes, pedi ajuda divina para parar de fumar”, recorda.

Abriu mão do café, do álcool em excesso e até da fritura. Regrou a vida, mas dedica à crença no transcendental o sucesso na maior empreitada de sua vida.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.