Ex-presidente Mubarak é condenado à prisão perpétua no Egito
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, de 84 anos, que liderou o país durante 30 anos e foi derrubado na “Primavera Árabe”, foi condenado neste sábado à prisão perpétua pela sangrenta repressão de manifestantes durante a revolta de 2011.
O ex-chefe de Estado, que compareceu em uma maca e com óculos escuros, apelará da decisão, anunciou à AFP seu advogado Yasser Bahr, que denunciou um veredicto “cheio de erros jurídicos”.
Mubarak, que era mantido antes da sentença em prisão preventiva em um hospital militar, foi levado imediatamente à ala médica da prisão de Tora, na periferia do Cairo, para cumprir a pena.
Seu estado de saúde piorou quando chegou à prisão, segundo os meios de comunicação oficiais, que acrescentaram que o ex-líder precisou colocar uma máscara de oxigênio.
“Mubarak sofreu um agravamento surpreendente de sua saúde em sua chegada de helicóptero à prisão de Tora”, indicaram a televisão e a agência oficial Mena, sem fornecer maiores detalhes.
O ex-presidente negou-se, em prantos, a deixar o helicóptero quando chegou à prisão, e um membro das forças de segurança precisou convencê-lo, indicou um funcionário dos serviços de segurança.
Primeiro líder derrubado pela “Primavera Árabe” a comparecer diante de um juiz, Mubarak declarou-se inocente no início do julgamento, que começou no dia 3 de agosto de 2011.
O ex-líder egípcio escapou da pena de morte, que havia sido pedida pela promotoria, e também foi absolvido em um dos casos de corrupção.
Seu ex-ministro do Interior, Habib el-Adli, também julgado pela morte de cerca de 850 pessoas durante a revolta popular de janeiro e fevereiro de 2011, recebeu a mesma sentença, enquanto seis funcionários de alto escalão dos serviços de segurança foram absolvidos.
Fonte: AFP
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário