Exercícios físicos ajudam a entrar na terceira idade com saúde e disposição
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A psicóloga Francisca Modesta, 56, ainda não chegou à terceira idade, mas reconhece a importância da prática de exercícios físicos para entrar nessa faixa etária com saúde e disposição. Desde 2006, ela faz caminhadas e pedaladas no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife, três vezes por semana durante uma hora. “Me sinto muito bem. Quando comparo, fico mais disposta nos dias em que eu venho fazer exercícios do que nos que eu não venho”, comenta. Hoje, no dia Nacional do Idoso, é importante ressaltar os benefícios que as atividades físicas trazem na vida das pessoas que se encontram na boa idade e a interferência deles para ter uma vida saudável e com mais disposição.
A cardiologista Deana Mello explica que a prática é relevante na prevenção de problemas cardiovasculares, reumáticos, ósseo-musculares e para o fortalecimento da musculatura, sobretudo em pessoas com problemas articulares e de coluna. “Com a idade, vem uma série de patologias que podem ser evitadas ou adiadas como diabetes e pressão alta”, relata a médica. Controle da pressão, dos níveis glicêmicos, além de autoconfiança, são outros pontos positivos dos exercícios, segundo Deana. “Caminhadas, atividades na água, como hidroginástica e natação, alongamento e musculação, desde que sejam orientadas por um profissional de educação física, são as formas de se exercitar mais indicadas para as pessoas idosas”, declarou a médica.
Deana explica que essas atividades são mais propícias porque são de baixo impacto, são controladas e programadas. Outros exercícios como esportes competitivos podem fazer com que o idoso se exceda e ultrapasse seus limites. “Para que a atividade seja eficiente, os idosos têm que fazer no mínimo três vezes por semana, 30 minutos diários”, afirma. A aposentada Lúcia Calado, 68, pratica atividades há oito anos. Ioga e caminhadas fazem parte da rotina dela, que anda todos os dias durante uma hora e faz ioga três vezes na semana. “Fazer atividade é uma bênção para mim. Prefiro fazer isso a tomar medicamentos. Tudo que faço é com acompanhamento médico”, disse.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário