Expresso Cidadão reduz atendimento
Nesta segunda-feira (30), os policiais civis do Estado estão completando oito dias de greve e implementando mais uma mudança que afetará diretamente a população. Os peritos papiloscopistas que trabalham nas unidades do Expresso Cidadão irão reduzir para 30% os serviços oferecidos, isto é, a emissão de carteira de identidade e a certidão de antecedentes criminais. De acordo com o presidente da Associação dos Peritos Papiloscópicos de Pernambuco, Edson Fernandes, um verdadeiro caos irá se configurar com a diminuição dos atendimentos. “Só para exemplificar, se atendemos uma média de 200 pessoas por dia no Expresso Cidadão do bairro do Cordeiro, iremos reduzir esse número para 60”, pontuou.
Ainda segundo Fernandes, desde o início da paralisação que a confecção dos documentos está baseada na aplicação rigorosa da Operação Cumpra-se a Lei. “Estamos respeitando a Lei 7.116/83 que exige a pesquisa datiloscópica das impressões digitais na elaboração da identidade. Obedecendo este procedimento legal, uma carteira de identificação e uma certidão de antecedentes criminais estão sendo liberadas em 15 dias”. Normalmente, estas emissões acontecem em três dias para a carteira de identidade e de maneira imediata para a certidão porque utiliza-se o método por amostragem. Em Pernambuco existem sete postos do Expresso Cidadão, sendo quatro na Capital, um em Caruaru, Garanhuns e outro em Petrolina.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco (Sinpol-PE), Cláudio Marinho, avaliou estes últimos dias de paralisação satisfatoriamente pela adesão majoritária da categoria ao movimento. “Eu passei o final de semana acompanhando a movimentação das delegacias de plantão e posso dizer que só estavam funcionando as unidades da Várzea, Prazeres e Olinda. Durante este período houve uma queda de 73% no registro de Boletim de Ocorrência, incluindo os boletins dos flagrantes que foram registrados. Isso é uma prova de que 100% da categoria se mantém firme”, declarou. Ainda hoje, o Sinpol estará entrando com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que declarou a ilegalidade da greve. A ação foi movida pelo Governo do Estado.
Na próxima quarta-feira (1°), os policiais farão uma passeata em direção ao Centro de Convenções, Olinda, onde funciona temporariamente a sede do Governo. A concentração acontecerá, às 14h, em frente ao Instituto de Criminalística (IC), com previsão de saída às 16h. A assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração (SAD) informou que todos os funcionários da Secretaria de Defesa Social (SDS) que trabalham nos postos do Expresso Cidadão estão trabalhando normalmente desde a deflagração da greve. No entanto, irão monitorar o atendimento nas unidades.
Fonte: Folha de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário