Expresso Cidadão reduz atendimento

Nesta segunda-feira (30), os policiais civis do Estado estão completando oito dias de greve e implementando mais uma mudança que afetará diretamente a população. Os peritos papiloscopistas que trabalham nas unidades do Expresso Cidadão irão reduzir para 30% os serviços oferecidos, isto é, a emissão de carteira de identidade e a certidão de antecedentes criminais. De acordo com o presidente da Associação dos Peritos Papiloscópicos de Pernambuco, Edson Fernandes, um verdadeiro caos irá se configurar com a diminuição dos atendimentos. “Só para exemplificar, se atendemos uma média de 200 pessoas por dia no Expresso Cidadão do bairro do Cordeiro, iremos reduzir esse número para 60”, pontuou.

Ainda segundo Fernandes, desde o início da paralisação que a confecção dos documentos está baseada na aplicação rigorosa da Operação Cumpra-se a Lei. “Estamos respeitando a Lei 7.116/83 que exige a pesquisa datiloscópica das impressões digitais na elaboração da identidade. Obedecendo este procedimento legal, uma carteira de identificação e uma certidão de antecedentes criminais estão sendo liberadas em 15 dias”. Normalmente, estas emissões acontecem em três dias para a carteira de identidade e de maneira imediata para a certidão porque utiliza-se o método por amostragem. Em Pernambuco existem sete postos do Expresso Cidadão, sendo quatro na Capital, um em Caruaru, Garanhuns e outro em Petrolina.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Pernambuco (Sinpol-PE), Cláudio Marinho, avaliou estes últimos dias de paralisação satisfatoriamente pela adesão majoritária da categoria ao movimento. “Eu passei o final de semana acompanhando a movimentação das delegacias de plantão e posso dizer que só estavam funcionando as unidades da Várzea, Prazeres e Olinda. Du­rante este período houve uma queda de 73% no registro de Boletim de Ocorrência, incluindo os boletins dos flagran­tes que foram registrados. Isso é uma prova de que 100% da categoria se mantém firme”, declarou. Ainda hoje, o Sinpol estará entrando com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribu­nal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que declarou a ilegalidade da greve. A ação foi mo­vida pelo Governo do Estado.

Na próxima quarta-feira (1°), os po­liciais farão uma passeata em direção ao Centro de Conven­ções, Olinda, onde funciona tem­porariamente a sede do Go­­verno. A concentração acontecerá, às 14h, em frente ao Insti­tuto de Criminalística (IC), com previsão de saída às 16h. A assessoria de Imprensa da Secretaria de Administração (SAD) informou que todos os funcionários da Secretaria de Defesa Social (SDS) que trabalham nos postos do Expresso Cidadão estão trabalhando normal­mente desde a deflagração da greve. No entanto, irão monito­rar o atendimento nas unidades.

Fonte: Folha de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.