Fábrica tem números gigantescos

Muito do discurso da montadora Fiat ao anunciar e consolidar o investimento de R$ 4 bilhões em um complexo automotivo no Brasil é “acreditar no mercado do País”. Quando se trata da escolha de Goiana, município da Zona da Mata Norte que tem grande volume de sobrevivência proveniente da produção de cana de açúcar, trata-se de investir em uma cidade dentro de outra.

Para se ter ideia, quando estiver em operação, prevista para 2014, a fábrica da Fiat terá mais de 550 mil metros quadrados (m²) de área coberta e vai empregar 12 mil pessoas, considerando a planta matriz e as 14 sistemistas de primeiro nível.

Os números são ainda mais expressivos. “A construção vai movimentar 32 mil toneladas de aço e 135 mil metros cúbicos (m³) de concreto. A área total de 1,4 milhão de m² terá mais de 20 quilômetros de vias internas para mobilidade de milhares de trabalhadores. Além disso, serão 180 ônibus fazendo a logística de pessoas, que movimentarão a produção entre 200 mil e 300 mil carros por ano, que equivalem à montagem de 800 a 1,2 mil veículos por dia, aproximadamente 45 por hora, ou seja, um carro sendo fabricado e entregue ao campo de provas a cada 1,4 minuto”, pontuou o diretor de Relações Industriais da Fiat, Adauto Duarte.

Durante audiência pública realizada em Goiana na semana passada, o projeto da montadora foi apresentado a representantes da sociedade civil e gestores públicos, considerando os dados de produção do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), entregue à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e antecipado com exclusividade pela reportagem da Folha de Pernambuco. Conforme apresentado, serão quatro etapas de produção: prensa, funilaria, montagem e a central de comunicação, que está integrada às outras unidades e onde será feita a validação da qualidade do processo. Na prensa, onde será transformado aço em parte do veículo, por exemplo, a produção será de quase mil peças fabricadas. Na funilaria, onde a peça vira carroceria, são 261 estações executando mais de quatro mil pontos de solda.

Para finalizar o nada discreto processo de fabricação de veículos, ocorre a etapa de montagem, quando a carroceria que vem da funilaria e já passou pelo teste de qualidade no centro de comunicação, vai se transformar no carro. Em um galpão de 800 m², a carroceria recebe em segundos mais de seis mil componentes. Os passos subsequentes são teste hídrico e pista de teste em diversos tipos de solo. Vale ressaltar que 100% dos carros são testados e passam três vezes pela central de qualidade. Atualmente, a Fiat encontra-se na etapa de construção do canteiro de obras, onde deve ficar até dezembro. A construção da planta matriz tem previsão de iniciar em janeiro de 2013 e a produção, em 2014.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.