Falando em alinhamento político com Dilma, Odacy promete continuar governo interrompido em 2008
Depois de Fernando Filho (PSB), o candidato a prefeito Odacy Amorim, da coligação Petrolina Para Todos (PT/PPS/PSDC) foi o convidado da série de entrevistas promovida pela Ponte FM, ontem (10). O petista mostrou-se empolgado com propostas que pretende implantar, caso seja eleito em outubro, a exemplo dos programas “Petrolina Carinhosa” e “Água Comunidade”, criação da escola do empreendedor e implantação de hospitais de barreiras na cidade e no interior.
Odacy destacou ainda um alinhamento político mais próximo com a presidente Dilma Rousseff. Questionado pelos apresentadores do programa Ponte das Cidades, Maria Lima e Omar Torres ‘Babá’, ele também respondeu perguntas da população. Lembrou que tem um histórico de prestação de serviços a Petrolina como vereador por três mandatos, além de vice-prefeito e prefeito nos anos de 2007 e 2008.
“Temos essa vontade de poder voltar e fazer muito mais além do que fizemos em todas as áreas da nossa cidade. Nesses dois anos como prefeito, podemos iniciar uma série de projetos que apresentamos à Petrolina, sem prometer á cidade, mas através de um compromisso, uma vontade muita grande de fazer. Iniciamos obras importantes, um modelo de gestão que foi aprovado pela população. Terminamos a administração com 81, 8% de aprovação e muitos desses projetos sofreram uma certa interrupção”, lembrou o petista.
Odacy quer incluir Petrolina no hall de municípios pautados pelo modo petista de governar, que visa dá espaço à população para sugerir os projetos que serão executados pelo governo. “Petrolina vai contar com o modelo petista de governar, que vem dando certo no Brasil primeiro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e agora com a presidenta Dilma. Vem aí os debates como a questão de ter um orçamento participativo aonde a sociedade participa e fiscaliza os investimentos da cidade”, esclareceu o candidato do PT a prefeito de Petrolina.
Na entrevista, o petista se comprometeu em continuar o que vem dando certo na cidade e até melhorar. Disse que via criar o programa Petrolina Carinhosa, que numa linha atrelada ao governo federal, dará total atenção à primeira infância e tirar das costas da sociedade o dever de custear o atual programa de creches do município.
“Esse projeto de educação infantil atual passa por uma fase de transição. Cidades como Juazeiro foram buscar o dinheiro da creche e o governo federal já liberou 18 creches para a vizinha cidade já dentro desse modelo padrão de primeiro mundo. Petrolina como não foi buscar esses recursos todos, priorizou outro programa. Só temos duas creches-padrão na cidade. Não temos uma ideia de atacar, de jogar pedra num projeto de creches, mas queremos chegar a Prefeitura para melhorar, ampliar, tirar o fardo da comunidade. Vamos ampliar o número de creches na cidade. Essa visão da presidenta Dilma é uma visão belíssima e o nosso modelo reforça o carinho de Petrolina com as nossas crianças”,destacou.
Odacy também frisou a importância do seu programa com a educação. Ele irá transformar todas as escolas da rede municipal em escola de templo integral, modelo pioneiro entre as escolas mantidas pelos municípios. Para transformar o modelo de educação em tempo integral, Odacy disse que vai melhorar a infraestrutura das escolas e fazer estudos para construção de novas unidades que serão necessárias devido ao aumento de vagas.
Mais ações
Sobre saúde, o candidato do PT ressaltou que construirá os hospitais de barreira onde o paciente poderá ficar internado por até 24 horas, semelhante ao PAI que ele implantou quando prefeito no bairro José e Maria. As unidades ficarão na sede e no interior. Odacy também pretende reativar o Laboratório Central, buscar fortalecer o quadro de médicos com especialistas e investir nos PSF’s, sem a nucleação, além de corrigir o que está errado nas AMEs. “Vamos procurar adequar as AMEs ao ideal da sociedade de Petrolina”, frisou.
O candidato destacou, ainda, ações para a zona rural (de onde tem fortes raízes, já que é natural do distrito de Rajada), a exemplo do “Água Comunidade”, e projetos de geração de emprego e renda, além de priorizar a construção de 10 mil moradias. Na questão do transporte coletivo, Odacy frisou que já em 2008 discutiu com o governo do estado a construção de uma nova rodoviária em uma área próximo à zona urbana e a transformação da rodoviária atual em terminal integrado de ônibus, fortalecendo os comerciantes da área e modernizando a administração do equipamento de forma moderna. Odacy falou ainda em criar a secretaria da família.
Fonte: Blog do Carlos Britto
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário