Falta de cuidado da população é ainda principal causa de focos da dengue

Apesar das campanhas educativas sobre a dengue, o armazenamento inadequado de água por parte da população ainda representa a principal dificuldade em combater a doença. No Recife, onde o número de pessoas infectadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypit aumentou 647% nos quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011, 80% dos focos estão situados dentro das residências, o que evidencia a necessidade do engajamento da população.

“Em lugar nenhum do mundo se combate o vírus com sucesso sem a ajuda da comunidade”, atestou o gerente do Programa Saúde Ambiental da capital pernambucana, Otoniel Barros. A ausência dos moradores durante a visita das equipes às casas e a resistência em permitir a entrada dos agentes nos imóveis completam a lista dos três maiores obstáculos à tarefa de frear o avanço da dengue.

“As pessoas têm o costume de improvisar recipientes. Isso ajuda no surgimento de criadouros. É uma situação que pode ser constatada nas inspeções das equipes”, contou a coordenadora estadual de Combate à Dengue, Claudenice Pontes. Em Pernambuco, no primeiro quadrimestre do ano, o número de notificações da doença também saltou. Foram 203% de aumento, colocando o Estado – juntamente com outras cinco unidades da federação – na contramão do resto do País. Os demais Estados reduziram os índices, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira, em Brasília.

Claudenice Pontes frisou ainda a importância da população em procurar entender as instruções repassadas pelos agentes durante as visitas. “É muito comum a equipe ensinar como se evita a procriação do mosquito e, quando retorna, vê que a situação permanece a mesma de antes. Por isso a gente pede que as pessoas prestem bastante atenção às orientações”, contou.

VISITAS – O Recife possui cerca de 546 mil imóveis. [/TEXTO]Pela estratégia traçada pelo município, os 872 agentes devem visitar todos eles a cada dois meses. Mas, segundo o gerente do Programa de Saúde Ambiental, 329.839 inspeções deixaram de ser realizadas por dois motivos: ausência dos moradores ou a negativa em receber os agentes.

O número significa 30% do total do pouco mais de um milhão de visitas que deveriam ter sido feitas até abril e ajuda a entender o porquê da explosão do números de casos. As ocorrências passaram de 848 para 6.343, de janeiro a abril de 2011, comparado ao mesmo período deste ano.

Apesar do calendário marcar o fim do quinto mês do ano, a secretaria municipal ainda não chegou ao quantitativo que deveria ter sido atingido em abril. “A gente encontra situações difíceis, como casas fechadas. Há casos ainda que as pessoas dificultam o trabalho dos agentes”, relatou Otoniel Barros.
Para minimizar o problema, o município oferece um serviço de agendamento de visitas. O morador pode ligar para o 0800 281 15 20 e marcar a visita para um horário e dia que tenha alguém na residência. “Estamos trabalhando em regime de plantão nos finais de semana e feriados. Por isso, a gente sempre repete o quanto é importante a ajuda da população”, insistiu o gerente.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.