Faltam profissionais de TI no País

Brasil ficará sem profissionais de TI em 2014 Em 2014, o Brasil terá um deficit de 100 mil profissionais devidamente qualificados para trabalhar nas áreas de Tecnologia da Informação (TI). A previsão preocupante da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Assespro) revela o cenário de escassez já sentido pelas empresas e o desafio que o País terá que enfrentar para garantir o crescimento de um dos principais setores da economia.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Capital Humano da Assespro, Freud Oliveira, a falta de profissionais de TI é consequência da inexistência de planejamento e investimentos na preparação de talentos para o mercado. Em São Paulo – região que mais forma profissionais de TI – por exemplo, em 2010, tiveram cerca de dez mil estudantes formados nas universidades para atender a uma demanda de 14 mil vagas. “Hoje, não temos mão de obra sendo formada em volume suficiente. Não me refiro apenas ao nível superior, mas também ao nível técnico, resultado da ineficácia de políticas de fomento, que foram substituídas por ações pontuais, válidas, mas apenas pontuais”, afirmou.

Realidade não muito diferente em Pernambuco, que mesmo sendo um dos mais importantes polos de tecnologia do País e ter 27 cursos superiores de informática, também sofre com a escassez da mão de obra qualificada. “O proble­ma começa no ensino básico, onde somos extremamente carentes, e depois na faculdade. A falta dessa base cau­sa desmotivação. Sem falar que sobram cursos superiores e faltam cursos técnicos, o que ge­­ra outra decepção para o pro­fissional, ocupando cargo que ele deveria estar gerenciando”, opinou o professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn – UFPE), Sérgio Cavalcanti.

A situação tem gerado uma espécie de círculo predatório no setor, onde uma empresa tenta tomar o profissional da outra. “Muitos precisam recrutar em outras cidades para preencherem suas vagas”, disse Freud Oliveira. Outro problema co­mum tem sido a própria qualidade dos cursos e seus conteúdos desassociados da realidade local. “Embora a região seja rica em escolas, os profissionais ainda não estão capacitados para atender às especificações das suas demandas internas”, completou.

Com a queda de oferta de profissionais crescem os salários bem acima da inflação. No Brasil, a remuneração média é de R$ 2.950, enquanto que para as demais atividades é de R$ 1.499. Isso para profissionais que têm entre dois e três anos de experiência. “Identificamos aí outros dois problemas: a rotatividade e a necessidade que as empresas estão tendo de investir em seus planos de carreira para tentar reter os trabalhadores”, declarou o diretor.

Fonte: FolhaPE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.