Farmácia de Pernambuco está há quatro meses sem medicamento para doença crônica
Há quatro meses a Farmácia de Pernambuco, responsável pela distribuição de medicamentos para pacientes com doenças crônicas ou raras, não disponibiliza medicamento necessário para portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Com dificuldade no tratamento, paciente denuncia o caso no Cidadão Repórter, fórum de jornalismo colaborativo do Pernambuco.com.
A dona de casa Regina Maria da Conceição, 58 anos, portadora da DPOC há dez anos, precisa retirar dois medicamentos necessários para o controle da doença na unidade da Farmácia de Pernambuco do Bairro da Boa Vista. Regina possui o benefício desde 2007, mas, desde o início deste ano, a dona de casa só recebeu os medicamentos com regularidade durante quatro meses.
“Desde abril que estou sem receber um dos remédios que preciso tomar diariamente para o controle da doença”, informa Regina. O medicamento que está em falta na farmácia custa mais de R$300,00 e a dona de casa afirma não ter condições para comprá-los. “Ganho um salário mínimo, pago aluguel e tenho o direito de receber o remédio de graça”, explica.
Por falta da medicação, Regina teve que comprar outro remédio para substituir o que deveria receber gratuitamente da farmácia . “Estou cansando muito por falta do remédio. Comprei um para substituir, mas só funciona como paliativo”, comenta. Sem o remédio Regina tem várias limitações e não pode ter contato com poeira ou subir escadas para evitar as crises de cansaço.
O filho de Regina, o conferente Robson Costa, 39 anos, conta que já recorreu à ouvidoria diversas vezes para reclamar da falta do medicamento. “Todo dia ligo para a Farmácia e a resposta é a mesma. Sempre pedem que eu aguarde o medicamento chegar”, explica.
Segundo a Secretaria de Saúde o atraso da entrega seria por conta da demora na licitação dos medicamentos, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado. De acordo com a SES já foram adquiridas quatro mil unidades do medicamento para o tratamento da DPOC, o suficiente para uma demanda de quatro meses. A expectativa é que a entrega chegue às unidades da Farmácia de Pernambuco até a próxima semana.
Os medicamentos disponibilizados pela Farmácia beneficiam seis mil pessoas cadastras nas 22 unidades localizadas na Região Metropolitana, no interior e em 14 hospitais. O atendimento ao público é feito de segunda a sábado, das 8h às 17h, pelo 0800.2862828. A unidade de atendimento na Região Metropolitana funciona das 7h às 16h pelo telefone (81) 3184.4022.
Fonte: Diário de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário