Fechamento de creche do “Nova Semente” no bairro Pedro Raimundo gera polêmica

O fechamento de uma unidade do programa “Nova Semente”, idealizado pela Prefeitura de Petrolina, gerou polêmica no bairro Pedro Raimundo, zona oeste da cidade. O fato aconteceu na última sexta-feira (12) e pegou de surpresa a gestora da creche, Iandra Katiussia de Lima Costa. Segundo Iandra, vários guardas municipais chegaram à unidade no momento em que ela e um grupo de funcionárias promoviam uma festa pelo Dia das Crianças para os pequenos atendidos na unidade, e anunciaram o fechamento do espaço. A decisão, explica a gestora, foi confirmada pela chefe do Nova Semente, conhecida por Mônica, que acompanhou os guardas na ação.

Iandra informou ainda que a movimentação deixou apreensivos alguns pais que chegavam à creche. “Teve duas mães que me ligaram depois, sem entender nada. Só lamento porque não me comunicaram antes (sobre o fechamento), para que eu pudesse avisar os pais das crianças. Fiquei anestesiada”, justificou.

Ela disse não lamentar o fato de a unidade ter sido fechada, até porque garante que, enquanto gestora, sua autoridade não era respeitada pelas funcionárias. “Eu não tinha autonomia. Quando eu falava, tinha funcionária que vinha com sete pedras na mão. Eu era vista apenas como um ‘fantoche’. Elas só obedeciam ao pessoal do Petrape, porque recebiam seus salários de lá”, critica Iandra.

Revelando que passou até por acompanhamento de psicóloga, devido a pressões que vivenciou na creche, a gestora atribuiu o fato a questões políticas, depois que a mãe dela, Maria das Graças Lima, conhecida como ‘Graça’, decidiu se candidatar a vereadora na coligação do candidato a prefeito Fernando Filho (PSB) – adversário do prefeito Júlio Lóssio (PMDB). “Não me envolvo com política. Nunca pedi a nenhum funcionário para votar em A, B ou C. Colocaram-me nessa ‘guerrinha’ sem eu ter nada a ver”, declarou.

Revolta

Graça confirma as críticas da filha. Ela conta que a coordenação do Nova Semente a chamou assim que soube de sua candidatura à vereadora, e foi informada de que o dinheiro oriundo do Instituto de Olhos (de propriedade do prefeito reeleito) não viria mais para a creche do Pedro Raimundo por ela ter decidido apoiar o candidato adversário.

Revoltada, Graça disse ter sido ela a responsável por correr atrás para montar a creche, selecionar as funcionárias e alugar o espaço, que funcionava na Rua 17, n° 370. “Fiz empréstimo, tirei do meu bolso. Agora vou buscar meus direitos na justiça”, desabafou. A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura para obter esclarecimentos sobre o assunto. Uma assessora disse ontem (16) que o caso seria levado para conhecimento da Secretaria de Educação no mesmo dia. Até o fechamento desta matéria, no entanto, nenhum esclarecimento chegou ao Blog.

Fonte: Blog do Carlos Britto

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.