Federação Paulista proíbe acesso das organizadas Gaviões e Mancha aos estádios
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou um comunicado na tarde desta segunda-feira para banir as torcidas organizadas Mancha Alviverde e Gaviões da Fiel dos estádios.
Segundo a entidade que comanda o futebol paulista, a solicitação partiu da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), depois da briga que envolveu cerca de 500 corintianos e palmeirenses na manhã do último domingo, na zona Norte de São Paulo.
O palmeirense André Alves Lezo, 21, foi enterrado nesta segunda-feira no cemitério do Jaraguá, em São Paulo. Ele foi morto depois de levar um tiro na cabeça. A polícia afirma desconhecer o autor do disparo e investiga se a confusão foi motivada por vingança.
A proibição ocorre “até que sejam apurados os fatos e os responsáveis punidos nos termos da legislação em vigor (Estatuto do Torcedor)”, informa a nota oficial.
A assessoria da Gaviões da Fiel diz “lamentar a punição imposta à entidade sem provas, já que a Polícia Militar presenciou a briga e não prendeu os responsáveis”. A organizada corintiana afirma ainda que seus membros não estão envolvidos no caso e aguarda uma notificação da FPF, pois ainda não foram avisados do veto aos estádios.
Dirigentes da Mancha Alviverde não atendem os telefones.
Segundo o novo Estatuto do Torcedor, assinado em 2010 pelo ex-presidente Lula, “a torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto, praticar ou incitar a violência (…) será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até três anos.”
Em casos anteriores de violência, organizadas também foram barradas, mas temporariamente, e depois houve acordo para retornarem aos estádios.
Confira a notícia publicada no site da FPF:
“A Federação Paulista de Futebol, por meio de seu presidente, Marco Polo Del Nero, resolveu, na tarde desta segunda-feira, proibir a entrada nos estádios das torcidas organizadas Mancha Alvi Verde e Gaviões da Fiel ligadas, respectivamente, a Palmeiras e Corinthians.
A decisão se dá por conta do confronto envolvendo as duas torcidas no último domingo, na Avenida Inajar de Souza, resultando na morte do torcedor palmeirense André Alves Lezo, de 21 anos.”
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário