Feras têm até as 23h59 desta segunda-feira para se inscreverem no Vestibular da UFPE

Termina nesta segunda-feira o prazo de inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os interessados têm até as 23h59 de amanhã para se inscreverem exclusivamente pelo site da Covest.

Na semana passada, a Comissão de Vestibular (Covest) divulgou a lista de isentos do pagamento da taxa de inscrição para realizar as provas da 2ª etapa, que acontece nos dias 13 e 14 de janeiro de 2013. Das 16.700 pessoas que solicitaram dispensa do pagamento da taxa, 5.275 obtiveram a isenção. Os demais candidatos, inclusive os feras que não conseguiram isenção, têm até terça-feira (4) para efetuar o pagamento da boleto, que custa R$ 100 para qualquer curso e de R$ 110 apenas para os cursos de Música.

A 1ª etapa equivale à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. No primeiro exame seletivo em que a UFPE adere ao sistema de cotas, são oferecidas 6.501 vagas, sendo 5.418 para livre concorrência e 1.083 (16,65%) para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

São 96 cursos, sendo 81 no Campus Recife, seis no Centro Acadêmico de Vitória (CAV) e nove no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. Entre os cursos que oferecem o maior número de vagas estão Direito (Recife) – 250 vagas (sendo 212 para livre concorrência e 38 para cotas); Pedagogia (Recife) – 250 vagas (sendo 210 para livre concorrência e 40 para cotas); Ciências Contábeis (Recife) – 220 vagas (sendo 188 para livre concorrência e 32 para cotas); e Administração (Recife) – 200 vagas (sendo 168 para livre concorrência e 32 para cotas).

A Universidade vai oferecer, para a primeira entrada de 2013, outras 55 vagas, em mais dois cursos, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Somados os dois processos seletivos, a UFPE disponibiliza 6.556 vagas em 98 cursos. Com isso, a Universidade tem 64 vagas a mais do que o total ofertado no Vestibular 2012. Vale destacar que não estão contabilizados os números do vestibular de meio de ano, tanto de 2012 quanto de 2013.

As oportunidades destinadas ao Sisu/MEC são para Oceanografia (Recife) – 25 vagas e Estatística (Recife) – 30. Este último curso integra o sistema nacional pela primeira vez. O detalhamento sobre a divisão destas vagas para livre concorrência e cotas será divulgado posteriormente.

O grupo Engenharias CTG (Recife) tem 395 vagas, já incluídas as oportunidades para Engenharia de Controle e Automação (20 vagas) e Engenharia Naval (10). Este último curso foi oferecido anteriormente apenas no processo seletivo de meio de ano das Engenharias CTG. O Vestibular 2013 traz o novo curso de graduação em Saúde Coletiva, vinculado ao CAV, com 60 vagas.

O Vestibular 2013 da UFPE traz novidades referentes aos cursos de Música. O Bacharelado terá a 1ª etapa composta pelo Enem (equivalente a 80% da nota) e por um teste de solfejo (20% da nota), de caráter classificatório e eliminatório. A 2ª etapa terá as provas específicas aplicadas pela Covest (80% da nota) e a prova de instrumento ou canto (20% da nota). Já a Licenciatura terá como 1ª etapa o Enem (80% da nota) e as provas de percepção musical, solfejo e habilidade instrumental ou canto (20% da nota). A 2ª etapa será composta apenas pelas provas específicas da Covest.

A 3ª etapa do vestibular é obrigatória apenas para os candidatos ao curso de Química/Bacharelado (Recife) – Grupo 09 e constará de um período de formação acadêmica com duas disciplinas introdutórias. A 3ª etapa para o Bacharelado em Matemática foi extinta e o curso passa a integrar o Grupo 03.

O conteúdo programático do Vestibular 2013 também foi modificado, sendo retiradas as questões de resolução gráfica da prova de Geometria Gráfica aplicada na 2ª etapa para o Grupo 07. Para todos os cursos, está mantido o uso da redação do Enem na composição da nota da 2ª etapa. O resultado do processo seletivo da UFPE será divulgado até o dia 28 de fevereiro.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.