Fernando Filho apresenta propostas para Pessoas com Deficiência
O candidato a prefeito de Petrolina, Fernando Filho, apresentou, na manhã desta quarta-feira (29.08), as propostas de seu plano de governo para inclusão e garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
A palestra aconteceu na Câmara de Vereadores de Petrolina e foi promovida pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Petrolina. Além de Fernando Filho, os outros três candidatos a prefeitura também tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas para o segmento.
Fernando Filho, que falou para um auditório lotado, fez uma rápida introdução geral sobre o Programa de Governo da Unidade por Petrolina antes de entrar especificamente na questão da acessibilidade. Fernando lembrou que desde a convenção, quando seu nome foi homologado como para ser o candidato do PSB, que as pessoas com deficiência estão sendo tratadas com o respeito que merecem.
“Na ocasião, nós colocamos rampa de acesso para cadeirantes, fizemos adaptações estruturais no espaço, além de oferecer intérprete de LIBRAS. Nosso Programa de Governo já está sendo impresso em Braille e muitas ações estão previstas no documento visando a garantia dos direitos das pessoas com deficiência”, afirmou Fernando.
Após a introdução, o público presente fez diversas perguntas ao candidato. Três deficientes auditivas, Débora, Joyce e Carmela, foram algumas das pessoas que pediram a palavra. Entre os questionamentos, muitos já estavam contemplados no programa de governo da Unidade por Petrolina.
Fernando Filho detalhou os compromissos que estão assumidos no documento, como o aumento na formação de intérprete de LIBRAS na cidade, a melhoria da acessibilidade no transporte público, garantir profissionais capacitados para lidarem com pessoas deficientes na rede municipal de educação e saúde, entre outras medidas. Gennedy Patriota, candidato a vice e coordenador do Programa de Governo, estava presente e anotou todas as ideias sugeridas no debate.
Como o Programa de Governo da Unidade por Petrolina é um documento aberto, Fernando, após o debate, teve uma ideia para acrescentar. “Vamos implantar o Fila Zero, um serviço gratuito via telefone que vai acabar com a demora na marcação de consultas médicas, através de um cadastro de médicos e pacientes. Desta forma, poderemos encaminhar os pacientes com deficiência para os profissionais já devidamente capacitados”, explicou Fernando.
Atualmente, Petrolina conta com cerca de 60 mil pessoas com deficiência, segundo o IBGE 2010. Fernando Filho lembra que este é um debate que precisa continuar. “Precisamos continuar este diálogo fora do período eleitoral, para que possamor fazer um governo que desenvolva políticas públicas que garantam os direitos das pessoas com deficiência”, assegurou.
Fonte: Unidade Por Petrolina
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário