Fernando Filho se posiciona contra venda do Estádio Paulo Coelho

O deputado federal Fernando Filho (PSB) se posiciona contra a venda do Estádio Municipal Paulo Coelho. Em nota pública ele questiona a aplicação dos recursos com o dinheiro dos equipamentos já vendidos, os preços praticados nas vendas e afirma que o prefeito escolhe o caminho mais fácil se desfazendo do patrimônio público.

Leiam a nota:

NOTA À POPULAÇAO DE PETROLINA

O Poder Executivo Municipal de Petrolina, por meio de seu Prefeito, remeteu à Câmara de Vereadores Projeto de Lei onde solicita autorização para vender o imóvel do Estádio Municipal, denominado Estádio Paulo Coelho, com o pretexto de aplicar os recursos decorrentes da alienação, na construção de uma nova praça de esportes, em local a ser escolhido nos arredores da cidade. 

Dizem que pode haver a possibilidade, que achamos remota, de tentar trazer para nossa cidade, em 2014, uma seleção de país estrangeiro para ali fazer alguns treinamentos, já que todos os jogos oficiais da Copa do Mundo na região serão realizados no novo estádio, que está sendo construído em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. 

Em face da polêmica que o assunto tem gerado, e levando em conta a grande insatisfação entre a população petrolinense, de quem somos um dos legítimos representantes na Câmara Federal, resolvemos externar nossa opinião, que é, absoluta e convictamente, totalmente contra tal atitude, pelas razões que explicitamos abaixo. 

Primeiro relembramos que o dito equipamento, enquanto terreno, foi doado à Associação Rural de Petrolina por meu avô Paulo de Souza Coelho, e mais tarde, meu pai Fernando Bezerra Coelho, quando exerceu o cargo de Prefeito do Município, autorizou e efetuou a compra do imóvel, o que feito com muito sacrifício, pois que reconhecida na oportunidade a importância que o estádio tem para a população amante dos esportes, em especial por parte de nossa juventude, tão carente de locais onde possa praticar alguma modalidade esportiva, que sabemos ser por demais importante para a sua formação. 

Entendemos que ao invés de simplesmente vender o equipamento público, poderiam ser carreados recursos para uma reforma geral no estádio, ampliando de forma considerável a sua capacidade, criando ainda condições para implantação de equipamentos que possam possibilitar a prática de várias modalidades esportivas, além de criação de área verde e parque aquático, já que o espaço existente é mais do que suficiente para tanto. 

A administração atual é de longe a que mais vendeu imóveis do patrimônio público municipal, tendo se desfeito de alguns que tinham inclusive finalidades públicas, como o antigo depósito da merenda escolar e o antigo Colégio Motiva, onde funcionava a Secretaria Municipal de Educação. 

E pelo que se tem visto, os recursos arrecadados, não estão sendo transformados em benefícios para a população, pois quase nada foi edificado, como determina a legislação que rege o tema, que obriga que todos os recursos decorrentes da alienação de bens pertencentes ao Município devem ser aplicados na aquisição de outros bens ou construção de novos equipamentos.

Além disto, constata-se que os preços praticados pelo município ficaram bem abaixo dos praticados pelo mercado, pois que alguns dos mesmos imóveis alienados há pouco tempo já estão sendo oferecidos e vendidos por preços que importam no dobro do preço que foram adquiridos, demonstrando que não estão vendendo os mesmos pelos valores que valem, ocasionando prejuízos ao Erário Municipal. 

Temos observado que a população petrolinense tem um carinho todo especial pelo “Estádio da Associação Rural”, e que a sua transformação em dezenas de prédios de apartamentos, como se alardeia que será feito, não agrada a ninguém, pois que os edifícios podem muito bem ser construídos em outros locais mais apropriados. Além do que, se concretizada a venda, com as novas construções, se estará contribuindo para congestionar ainda mais o trânsito na cidade, piorando assim a qualidade de vida de todos que aqui residem. 

A reconhecida grande capacidade de captação de recursos a fundo perdido, para execução das obras que necessita em face do seu vertiginoso crescimento, tão presente em passado recente de sua centenária existência, não pode ser trocada pelo caminho fácil de se desfazer do patrimônio publico, que por ter esta denominação é de propriedade de todos que aqui nasceram ou que a escolheram como local de morada e trabalho.

Por todo o exposto, esperamos que o estádio continue no mesmo local e que ali se possa, num futuro bem próximo, propiciar aos jovens e praticantes de esportes condições dignas e próprias à prática de várias outras modalidades esportivas, porque esta é também, se tem constatado, a opinião dos que aqui vivem. 

Petrolina (PE) 29 de Março de 2012. 

Fernando Bezerra Filho/Deputado Federal

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.