Fernando Filho vota projeto ‘Desconto de energia para agricultura irrigada’
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Fernando Filho,participou, nessa quarta-feira,27, emBrasília, da votação do Projeto que define alterações nos instrumentos da política de irrigação e nos mecanismos de sua implementação.
Ele explicou que em Plenário, conduziu as negociações para votação. O deputado conseguiu aprovar emenda que visa proporcionar descontos especiais nas tarifas de energia elétrica para irrigação, num trabalho que visa contribuir para a maior competitividade ao agronegócio irrigado e promover o crescimento do setor em bases ambiental, econômica e socialmente sustentáveis, tanto no âmbito público quanto no privado.
A autoria do Projeto é da ComissãoEspecial “Vale do São Francisco”, do Senado Federal.
O deputado acredita que a nova Lei inova nos instrumentos necessários para o desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada, dentre eles:
a) cria o Sistema Nacional de Informações sobre Irrigação e os Planos e Projetos de Irrigação como instrumentos para o fortalecimento do planejamento do setor, condição imprescindível para a ampliação da área irrigada no Brasil;
b) a educação superior e tecnológica para a formação de recursos humanos voltados para a gestão e a operacionalização da agricultura irrigada e a priorização da pesquisa e da transferência de tecnologia no que se refere à agricultura irrigada;
c) o aprimoramento da assistência técnica e dos programas de treinamento dos agricultores irrigantes em projetos públicos e privados;
d) visando a redução dos custos de irrigação, ampliou-se o período das tarifas especiais de energia elétrica (tarifa verde);
c) a certificação de projetos de irrigação ou de suas unidades parcelares que comprovem, entre outras exigências, o uso racional dos recursos hídricos. Essa certificação passa a ser um diferencial para os produtos oriundos de sistemas eficientes no uso da água. O irrigante de projeto certificado poderá lançar mão de importante recurso para a promoção comercial de sua produção, oSelo Azul, que identificará o produto como sendo oriundo de projetos que usam racionalmente os recursos hídricos disponíveis para irrigação. A proposição prevê ainda a concessão de benefícios creditícios, fiscais e a possibilidade de isenção de tarifas públicas aos projetos certificados.
Essa Lei servirá como marco legal para o crescimento da Agricultura Irrigada no Brasil, em bases economicamente viáveis, ambientalmente sustentáveis e socialmente justas.
Agricultura e agricultores da área de Irrigação.
A matéria foi votada hoje, 27.06 e o Substitutivo da Câmara dos Deputados, retornará ao Senado Federal para a deliberação final.
Como membro, na época, da Comissão de Agricultura, Fernando Filho participou ativamente nas negociações de propostas dos órgãos públicos e privados ligados ao setor, encontros, audiências públicas e votação na comissão.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário