Festa da Lavadeira pode ser no bairro do Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A Festa da Lavadeira de 2012 poderá ser realizada no Marco Zero, no Bairro do Recife. Ontem, o diretor-presidente do evento, Eduardo Melo, revelou que a mudança já vinha sendo pensada desde 2010, mas que depende da decisão do Governo do Estado. Melo contou à Folha de Pernambuco que fez uma solicitação formal à Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e à Secretaria de Turismo do Recife para mudar o local da festividade, que acontece há 25 anos na praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do Estado. “Pensamos na questão do acesso mesmo. Pessoas de vários lugares vêm brincar a Festa Lavadeira e o Marco Zero é mais centralizado”, considerou o organizador.
Eduardo Melo acredita que a comemoração ficaria mais bem localizada na Capital pernambucana. Mas para isso, seria preciso um plano de mídia bastante abrangente, uma vez que foram 25 anos no Cabo de Santo Agostinho. “A divulgação tem que ser muito ampla. São milhares de pessoas a serem avisadas da mudança, se ela acontecer é claro”, ponderou o presidente.
Por conta disso, a organização solicitou o apoio do Governo do Estado. “O Governo sinalizou interesse em trazer a festa para o Recife. Afinal, não seria apenas uma festa da cultura pernambucana, seria também a comemoração dos trabalhadores, uma vez que no dia da festa, 1º de maio, também é festejado o Dia do Trabalhador”, explicou Melo.
O organizador contou como aconteceria a festa no Centro do Recife. “Usaríamos quatro palcos: em frente ao shopping Paço Alfândega; na rua da Moeda; em frente ao Observatório e no Marco Zero”, revelou. Todos os anos, mais de 50 mil pessoas participam do evento. De acordo com Eduardo Melo, com a melhoria no acesso que a mudança para o Recife traria, este público possivelmente chegaria aos 100 mil espectadores.
No entanto, Melo confessou que o tempo para divulgar a transferência do evento é curto. “O diálogo está aberto com o Estado. Mas se anuência do Governo demorar em acontecer, não conseguiremos informar as pessoas a tempo e a festa acontecerá na Praia do Paiva mesmo”, considerou.
A Festa da Lavadeira acontece desde 1986. A festividade reúne elementos do sagrado e do profano. Religiosidade e música compõem a comemoração. Quanto a mudá-la de cidade, o presidente da Empetur, André Correia, comentou que a proposta feita pela organização da festa está sendo analisada e que ainda não há nada fechado a respeito.
Fonte: FolhaPE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário