Festa para os 100 anos da UFRPE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Inovação ao longo do século. Assim é a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que fez e continua fazendo parte da vida de milhares de profissionais que são ponto-chave para o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco. Descentralizada em três campi (Recife, Serra Talhada e Garanhuns) e já se esquentando para a implantação de mais um no Cabo de Santo Agostinho, a UFRPE abraça mais de 15 mil acadêmicos.
Ao completar seus 100 anos, a UFRPE já conta com 51 cursos entre presenciais e também a distância. A solenidade realizada nesta quarta-feira (07) no Salão Nobre da UFRPE, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife, foi conduzida pela reitora Maria José de Sena. Ao longo do evento, foram prestadas as homenagens a pessoas e entidades que fizeram parte e ainda fazem da evolução da universidade.
O presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, foi um dos contemplados com a Medalha UFRPE 100 Anos. “A Rural tem uma larga folha de serviço prestado ao Nordeste. Tanto na academia como também na evolução do pensamento e em todos os avanços da vida brasileira. Estou muito honrado porque essa homenagem ao Grupo EQM se estende à Folha de Pernambuco, a Rádio Folha, ao Portal FolhaPE, além das nossas unidades açucareiras”, afirmou.
O presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçucar), Renato Cunha, que também foi homenageado, reafirmou a parceria com a universidade. “Pernambuco é um Estado com muitas instituições centenárias e nessa situação está a UFRPE. Ela é referência na construção de recursos humanos e um dos maiores patrimônios culturais que temos”.
O presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Fernando Freire, disse que a honra da medalha deixa toda a instituição contente. “É um símbolo muito importante, que representa os 100 anos dessa universidade. É um processo sempre crescente de desenvolvimento”.
O professor e antigo presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), Arthur Roberto Lapa de Carvalho, também recebeu a Medalha dos 100 Anos da UFRPE. “Não esperava essa homenagem. Sinto-me extremamente honrado ainda mais quando penso em tudo que vivi nessa universidade”. A cerimônia também contou com a apresentação do Coral da Rural.
Ainda foram agraciados o doutor Eudes de Souza Leão Pinto, presidente da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica; Marcelino Granja, secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, na ocasião representado o governador Eduardo Campos; Waldemar Borges, ex-deputado estadual e professor aposentado; e Djalma Euzébio Simões, professor da Estação Experimental de Cana de Açúcar de Carpina (EECAC). Também estiveram presentes ex-reitores da UFRPE, dentre eles Walmar Correa de Andrade e Waldecyr Pinto.
NOVIDADE
Está marcado para março de 2014, o início das aulas no novo campus da UFRPE, no Cabo de Santo Agostinho. O terreno, localizado no bairro da Charneca, deve ser doado nos próximos dias pelo governo municipal da cidade. Foram R$ 13 milhões do Ministério da Educação só para o início das obras. A reitoria da Universidade já recebeu a liberação, também, para contratar professores e técnicos administrativos. As obras devem começar no início de 2013. Esse novo espaço educacional está diretamente relacionado com o avanço do Litoral Sul do Estado, especialmente no Complexo de Suape.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário