Fila de espera, o maior problema do plano de saúde

As queixas de usuários de planos de saúde sobre demora na realização de consultas e no atendimento em hospitais conveniados levou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a determinar a suspensão da venda de vários convênios médicos – as empresas serão anunciadas na tarde desta terça (10) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin. No Grande Recife, onde o número de usuários de convênios médicos cresceu 80% nos últimos dez anos, bem mais que em Salvador, São Paulo ou Rio de Janeiro, o Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau aponta que a grande queixa – de um em cada três consumidores – é a dificuldade no atendimento.

O encarregado de manutenção Elkinson de Andrade Silva, 35 anos, há 8 anos está no mesmo plano. Ele afirma gostar da qualidade do atendimento, mas diz que, “de uns tempos para cá”, ficou mais difícil utilizar o serviço. “A marcação demora muito, não é como há alguns anos”, comenta.

A promotora de eventos Leila Elias de Lima, 27 anos, engrossa a crítica. Assim como a maioria dos pesquisados, ela se diz satisfeita com o serviço em si. O problema é conseguir, de fato, usar o convênio médico.

A avaliação negativa sobre a demora no atendimento também sobra para os hospitais, uma percepção de espera excessiva não apenas da população local. Ontem, a reportagem abordou o analista financeiro Eval Fonseca, 38 anos, a empresária Maria Calado, 39 anos, e a pequena Isabel, de 2 anos. Eles vieram de Santos para passar as férias em Pernambuco. A criança apareceu com algumas manchas na pele e eles recorreram ao hospital.

“Demorou um pouco, porque tinha bastante gente. Mas realmente não era uma emergência”, comenta Eval. A lotação do hospital percebida pelos turistas se repete em outras unidades de saúde do Grande Recife.

O coordenador da pesquisa do Instituto Maurício de Nassau, Djalma Guimarães, afirma que os 32% de consumidores insatisfeitos e muito insatisfeitos com o atendimento dos planos são reforçados por outro dado: a principal melhoria sugerida pelos clientes para os convênios médicos é agilizar a marcação de consultas (16,9% das sugestões) , seguida de maior número de médicos (11,3%) e melhor atendimento nos hospitais (9,2%).

A pesquisa chama atenção também em outro ponto. Diante de reclamações dos consumidores, a ANS decidiu suspender as vendas de planos com base na Resolução Normativa (RN 259), regra que estabelece prazo máximo de marcação de consultas entre 3 e 21 dias, dependendo da especialidade. Ainda assim, no Grande Recife, 34% desconhecem a função da agência. “Isso demonstra falta de informação, de que não somos educados a reclamar”, analisa Djalma.

Fonte: Jornal do commercio

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.