Flórida ainda conta votos, mas Obama garante vitória no estado

Funcionário faz a contagem de votosDemorou, mas não tanto quanto em 2000. E, se até esta quinta-feira, três condados da Flórida ainda seguiam contando as cédulas enviados pelo correio, a própria equipe de campanha do candidato derrotado Mitt Romney decidiu renunciar e assumir a derrota no único estado que ainda faltava ser definido. Com isso, os votos de Obama no Colégio Eleitoral chegaram a 332, legitimando ainda mais sua vitória. A diferença também não fica abaixo dos 0,5% do total de votos, o que levaria automaticamente a uma nova apuração.

O resultado na Flórida é extremamente apertado. Obama conseguiu oficialmente, em uma recontagem ainda provisória, 4.180.697 votos, contra 4.124.865 para Romney. A diferença é de apenas 55.832 cédulas, ou 49,9% frente a 49,24%. O estado não revelou seu vencedor na noite eleitoral da última terça-feira, mas para Obama, mas não fez diferença. O presidente conseguiu sacramentar sua vitória com outros estados-chave, como Colorado ou New Hampshire.

Para evitar mais perda de tempo e de dinheiro público, o candidato republicano decidiu conceder a vitória a Obama. Ele termina a contagem com 206 votos no Colégio Eleitoral – precisava de 270 para ganhar – e perdendo em todos os estados cruciais onde fez campanha. Os resultados finais não serão revelados até 20 de novembro.

“As sondagens na Flórida indicavam que podíamos ganhar”, disse em um comunicado Brett Doster, da equipe da campanha de Romney na Flórida. “Pensamos, de acordo com as pesquisas e com o alcance da nossa organização, que havíamos feito o necessário para ganhar. Obviamente, não fizemos, e por isso eu, como todos os operacionais na Flórida, temos a amarga sensação de que deixamos alguma coisa para trás. Posso garantir que não irá acontecer de novo.”

Obama conseguiu uma vitória em quatro zonas metropolitanas do estado: Miami, que lhe deu mais de um milhão de votos; Tampa; Orlando e Tallahassee. Dos 67 condados da Flórida, o presidente ganhou em apenas 12, mas foram suficientes em número total de votos para ultrapassar seu opositor.

Agora, com as preocupações eleitorais de lado, o presidente se concentra em como fará para superar o abismo fiscal – conjunto de cortes de gastos e aumento de impostos que pode entrar em vigor em 2013 caso o Congresso não entre em acordo sobre a redução da dívida – e nas possíveis mudanças em seu Gabinete. Ontem, seu procurador-geral, Eric Holder, declarou em palestra a estudantes da Universidade de Baltimore, no estado de Maryland, que não sabe se continuará no cargo no segundo mandato.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.