Fone de ouvido faz morte de pedestres triplicar em seis anos
O número de casos de pedestres gravemente feridos ou mortos pelo uso de fones de ouvido próximo às rodovias e ferrovias triplicou em seis anos, segundo um estudo feito nos Estados Unidos e publicado nesta quarta-feira (18) na revista Injury Prevention on-line.
A pesquisa mostra que a quantidade de casos passou de 16, entre 2004 e 2005, para 47, em 2010 e 2011.
O estudo revela os perigos do uso de dispositivos como tocadores de música com fones de ouvido, de acordo com os pesquisadores.
Enquanto os riscos que envolvem o uso de celular e outros dispositivos ao volante estão bastante documentados, pouco se sabe sobre a distração que acontece durante a caminhada quando o praticante sai às ruas com fones de ouvido.
Dos 116 casos estudados, mais de um terço das pessoas tinham menos de 18 anos de idade e dois terços tinham menos de 30.
Os pesquisadores se debruçaram sobre vários relatórios do governo, mas afirmam que o estudo tem limitações quando se baseia também em dados publicados na mídia. Isso porque “provavelmente os meios publicam mais acontecimentos trágicos comparados aos acidentes não fatais”, segundo o estudo.
Intenções suicidas, abuso de drogas, doença mental e erros de direção também podem ter tido papel em alguns atropelamentos e mortes, de acordo com os pesquisadores.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário