Fontes indicam mudança na direção da Funase ainda nesta semana

O ano de 2012 não foi dos melhores para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). De janeiro a dezembro, foram registradas fugas e pelo menos quatro rebeliões com mortes nas unidades de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Abreu e Lima. A maioria dos assassinatos com requintes de crueldade. Em meio ao caos que se instaurou na fundação, é inevitável especulações em torno de uma possível mudança de cadeiras na direção do órgão. Fontes confirmaram ao FolhaPE, nesta terça-feira, que uma reformulação está a caminho.

A saída do atual presidente Alberto Vinicius Melo já é dada como certa nos corredores da Funase. Uma festa de despedida para o gestor já estaria marcada para esta quarta-feira. Engenheiro por formação, Alberto assumiu a presidência da Funase em 2008, quando o órgão ainda se chamava Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). Chegou a ser afastado do cargo em fevereiro desse ano, a pedido do Ministério Público do Estado, um mês após a rebelião na unidade do Cabo de Santo Agostinho, que terminou com três mortos.

Apesar de ainda não ter o nome publicado no Diário Oficial, o assessor técnico da instituição, Eutácio Borges, é quem assumirá a presidência da Funase, segundo fontes da própria Funase. Procurado pelo FolhaPE, Eutácio negou que já estaria de malas prontas para o gabinete da presidência, mas confirmou a realização de uma reunião, nesta quarta-feira, com o novo secretário da Criança e Juventude, Pedro Eurico. “Iremos discutir assuntos internos da secretaria”, resumiu Eutácio. A posse de Borges estaria marcada já para esta quinta-feira.

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Tadeu Alencar, também não confirmou que haverá mudanças na direção da Funase. No entanto, teceu elogios ao nome do possível gestor. “Ele terá um papel importante na próxima gestão. Trabalhou com Miguel Arraes, e Pedro Eurico pretende aproveitá-lo na secretaria”, pontuou. Alencar admitiu a preocupação do governo com a área de menores infratores. “É uma área sensível que o governo tem feito um esforço enorme para mudar. Será necessária uma reflexão interna”.

Assim como Eutácio, Alberto Vinicius Melo também participou do segundo Governo Miguel Arraes (1987/1990), na Secretaria de Justiça, e depois do Governo Carlos Wilson. É ex-preso político e militante da área de direitos humanos. Também atuou na área privada em empresas de informática e de transportes.

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) abriga atualmente 342 adolescentes, dos 17 aos 21 anos. A instituição oferece acompanhamento técnico, social, jurídico, psicológico, médico, odontológico, nutricional e pedagógico. Há menos de uma semana, 23 internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) do Cabo de Santo Agostinho fugiram da unidade. Segundo a Polícia Militar (PM), os internos utilizaram uma corda feita de lençóis para passar sobre o muro do espaço.

Fonte: Folha-PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.