Forças sírias ‘massacram centenas’ em Homs

Funeral em Homs Foto: ReutersForças sírias lançaram uma ofensiva contra a cidade de Homs, com tanques, morteiros e artilharia, matando mais de 200 pessoas na madrugada deste sábado, segundo grupos de oposição no país.

Se os números forem confirmados, este terá se tornado o dia mais violento desde o início do levante contra o governo do presidente Bashar al-Assad, há 11 meses.

O governo sírio negou os ataques, descrevendo os relatos como “falsos”.

O correspondente da BBC Paul Woods, que está nos arredores de Homs, diz que é impossível verificar o número de vítimas de forma independente, mas os rebeldes descrevem as ações do Exército como um “massacre” e planejam uma contra-ofensiva.

Grupos de opositores ao regime estariam tentando entrar na cidade por estradas vicinais para levar suprimentos de sangue para os feridos.

Funerais já começaram a ser realizados, em meio a relatos de que o total de mortos poderia chegar a 260.

Segundo ativistas, o distrito residencial de Khalidyia foi a região mais atingida no ataque, com um hospital destruído e mais de 30 casas em ruínas.

Imagens colocadas na internet mostraram diversos corpos cobertos de sangue ao som de uma voz, dizendo que o bombardeio continuava.

‘Campanha histérica’

A mídia estatal síria descreveu os relatos como “uma campanha histérica” realizada por grupos armados com o objetivo de influenciar a decisão do Conselho de Segurança da ONU, que planeja votar ainda neste sábado, em Nova York, uma resolução com o objetivo de pôr fim à crise na Síria.

No entanto, a Rússia, maior aliada do governo sírio, já deixou claro que vai vetar qualquer texto que peça que Assad deixe o poder.

O ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, disse, neste sábado, que Moscou já sugeriu alterações para garantir que a ONU não pareça estar escolhendo um lado em uma guerra civil, já que o rascunho da resolução “incluia medidas contra o governo de Assad, mas não contra grupos armados de oposição”.

Já o chanceler francês, Alain Juppé, descreveu o ataque contra Homs como “um passo a mais na selvageria” e criticou as ameaças de veto.

“Aqueles que prejudicarem a adoção de tal resolução estarão assumindo uma pesada responsabilidade histórica”, disse ele.

A ONU parou de estimar o total de mortos durante os confrontos na Síria quando o número chegou a 5,4 mil, em janeiro, alegando que era muito difícil confirmar os dados.

O governo sírio diz que pelo menos 2 mil integrantes das forças de segurança foram mortos “lutando contra gangues armadas e terroristas”.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.