Gonzaga Patriota apela aos prefeitos para que reduzam gastos com o São João, em razão de uma das maiores secas da história
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades, Clipping
- Tags: Gonzaga Patriota
O deputado federal Gonzaga Patriota está muito preocupado com a atual situação de seca que atinge todo o sertão pernambucano. Ele fez forte apelo aos gestores municipais para que reduzam, prudentemente, os gastos que pretendem empreender com os festejos juninos na região. Segundo o parlamentar, a seca já aflige a população de todos os estados da região Nordeste.
No interior pernambucano, a situação é de penúria total. Trata-se da pior seca do sertão nos últimos 30 anos. O governador Eduardo Campos já decretou Estado de Emergência em toda região sertaneja. Cerca de meio milhão de pessoas estão sendo afetadas diretamente pela estiagem. O quadro é de desolação total.
Em virtude disso, muitos prefeitos e secretários de municípios, que costumam realizar grandes eventos no período junino, optaram por cancelar ou reduzir os gastos com os festejos, atitude comemorada por Gonzaga, mas ainda faltam muitos outros absorverem esta ideia e tomar tal providência. Essa ação, de acordo com o parlamentar, mostra uma atitude de bom senso e solidariedade ao sofrimento do homem do campo, que se vê diante da estiagem mais cruel das últimas décadas.
Na Paraíba, dois municípios já cancelaram os festejos. Em Maturéia e Ouro Velho, os recursos que seriam investidos no São João estão sendo transferidos para ações de combate à seca que atinge o Estado e a Região Nordeste. Na Bahia, o Tribunal de Contas dos Municípios enviou uma recomendação a todas as cidades que estão em Estado de Emergência para que não realizem os festejos de São João com gastos excessivos. Caso isso ocorra, o TCM vai acionar o Ministério Público da Bahia (MP) para tomar as medidas cabíveis. O órgão poderá multar o prefeito ou mandar que devolva o dinheiro.
Gonzaga finalizou seu apelo, reiterando a importância histórica e cultural de se comemorar o São João, todavia, destacou a incoerência em se promover grandes festas, pelo menos neste ano de 2012, com imensa carga de derramamento de recursos públicos, diante da atual situação enfrentada pela população mais sofrida, principalmente na zona rural.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Vi uma reportagem no Bom dia Pernambuco do dia 09/05/2012 onde falava de um trabalho da CODEVASF no município de Petrolina. O Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho diante da magnitude do Projeto de Transposição do Rio São Francisco pode se dizer que é uma transposição experimental, mas o mundo sabe da grande riqueza que os projetos de irrigações geram no município de Petrolina PE, e nesta reportagem a CODEVASF mostra que diante dos problemas causados pela longa estiagem no Sertão, o órgão resolveu utilizar o excedente de água do referido canal para ajudar a enfrentar tal situação e com a liberação destas águas eles perenizaram rios, encheram barragens e açudes numa área rural com mais de 10 mil habitantes, que vão servir para dar água aos animais, ao povo e produzir alimentos para as pessoas e animais da região, e ao invés de auxilio social eles precisarão é de financiamento para a produção irrigada, desde alimento para a população humana como para os animais, imagine agora o canal de Transposição do Rio São Francisco com mais de 700 km passando por três estados, além de atender aos 13 milhões de habitantes dentro do programa, quantos não atenderia com o excedente, nestas situações, usado da mesma forma que a CODEVASF.
É! Mais o trabalho está parado, e se estivesse em andamento estaria gerando emprego e renda, e o sonho de ver tudo se concretizar mais perto da gente.
Todas as ações de enfrentamento aos efeitos da longa estiagem devem ser urgentes e emergenciais, mas a transposição é a solução mais eficaz a curto e longo prazo.
Ediuilson – Umãs Salgueiro PE