Gonzaga Patriota destaca investimento em qualificação profissional em PE
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Atividades, Clipping
- Tags: Gonzaga Patriota
Governo de Pernambuco investe em qualificação profissional, esse foi o tema do discurso de Gonzaga Patriota, nesta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Novas demandas tecnológicas, novas modalidades de cursos, novas concepções curriculares e foco nas habilidades são apenas algumas das medidas tomadas pelo Governo do Estado de Pernambuco para atender às necessidades de mão de obra para o atual mercado de trabalho. Uma das grandes plataformas da atual gestão é a qualificação profissional.
Já são cerca de 12 mil estudantes atendidos pelas 14 escolas técnicas espalhadas por todas as regiões. E não para por aí. A estimativa é que até 2014 estejam em funcionamento 60 unidades técnicas. Os pernambucanos têm a oportunidade de escolher entre os 40 cursos profissionalizantes oferecidos, sendo 29 presenciais e 11 na modalidade educação à distância.
Gonzaga Patriota ressaltou a importância desse investimento para a sociedade. “O fortalecimento e a valorização do ensino técnico têm sido os grandes responsáveis pela inserção dos jovens no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e humano da sociedade”, disse.
Durante o pronunciamento, Gonzaga Patriota também destacou o Programa Qualifica Pernambuco. “Em 2010, o Programa Qualifica Pernambuco garantiu a qualificação de 29.979 pessoas. Foram realizadas capacitações, cursos de qualificação social e profissional em moda, confecção e serviços (corte e costura, costura industrial, estilista e modelagem e mecânico de manutenção de máquina de costura industrial), qualificação profissional em dança contemporânea, qualificação social, inclusão digital, língua inglesa e cursos on-line”, comentou.
O investimento em qualificação profissional tem como principal resultado uma maior geração de emprego e renda para o Estado. Segundo o balanço divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, através de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Pernambuco, em 2010, apresentou a maior geração de vagas no mercado de trabalho formal desde o início da medição da série histórica. Foram 116.327 novos postos de trabalho. Esse valor foi 439% superior à média anual do período 1999/2006 e maior que o dobro do melhor resultado até então obtido (387.555 vagas entre 2007 e 2010).
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário