Gonzaga Patriota recebe Comissão da Criação do Estado do Rio São Francisco
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), líder da Bancada do Nordeste, receberá, nesta quarta-feira (14), em seu gabinete, em Brasília, o Comitê Gestor Marlan Rocha, que luta pela criação do Estado do Rio São Francisco.
Na última quinta-feira (09), o Comitê se reuniu para fazer um balanço dos avanços realizados em 2011 e propor novas estratégias para este ano. Uma das ações definidas para 2012 é o lançamento do selo “Prefeito do Estado do Rio São Francisco”, que visa envolver todos os candidatos nos 35 municípios do futuro Estado no debate emancipacionista, “queremos que os novos prefeitos se comprometam com o movimento ainda na campanha para que uma vez eleitos a população possa cobrar deles também este compromisso” afirmou o professor Tadeu Bergamo (coordenador da Comissão da Criação do Estado do Rio São Francisco).
O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) é o autor da proposta que cria o Estado do Rio São Francisco a partir da Bahia.
Com a criação do novo Estado 35 municípios deixarão de fazer parte da Bahia e integrarão o Estado do Rio São Francisco, sendo eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Carinhanha, Casa Nova, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formoso do Rio Preto, Jaborandir, Mansidão, Muquém de São Francisco, Pilão Arcado, Remanso, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley. O novo Estado contará com um território de 174.298 km², e uma população de quase um milhão de habitantes.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Em 1987, o barreirense Marlan Rocha, o último herói desta saga, busca os deputados baianos no Congresso Nacional para apresentar o Projeto de Criação do Estado do Rio São Francisco, mas nenhum teve coragem de assumir esta bandeira, aparecendo então o pernambucano Gonzaga Patriota, que conhecendo toda a história, subscreve e apresenta o projeto,sendo derrotado na Assembleia Nacional Constituinte de 1988
Texto acima postado foi extraído do blog:http://delboaugusto.blogspot.com.br/