Governador Eduardo Campos recepciona beneficiados pelo FormaSus
O governador Eduardo Campos recebeu, nesta sexta-feira (31), os 365 alunos beneficiados pelo programa FormaSus, que concede a estudantes da rede pública de ensino e bolsistas integrais da rede particular o direito à formação integral e gratuita em cursos técnicos e de graduação na área de saúde.
Por meio de uma parceria com instituições privadas de ensino, os tributos que deveriam ser pagos por elas serão transformados em bolsas oferecidas para alunos na área de saúde, e as faculdades podem usar as instalações do SUS como espaço de estágio e residência.
“A nossa expectativa é formar mais de 4 mil pessoas em até quatro anos”, pontuou o governador Eduardo Campos. O objetivo do projeto é ampliar a formação de profissionais qualificados SUS.
Segundo informação da Secretaria de Saúde de Pernambuco, a quantidade de vagas abertas no FormaSUS se deu pelo seguinte cálculo: a cada dez vagas que uma instituição privada solicitar para estágio curricular no SUS, uma bolsa integral deverá ser criada para alunos da rede pública.
Os cursos técnicos são nas áreas de enfermagem, radiologia, farmácia, citopatologia, análises clínicas e imobilizações ortopédicas, e disponibilizados em 39 centros de ensino privados que aderiram ao programa. Já os cursos de nível superior, disponíveis em 18 instituições, são em medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, farmácia, biomedicina, serviço social e psicologia. O secretário-executivo de gestão do Trabalho do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales, pontou que o projeto poderá ser implantado no resto do Brasil.
Fonte: Folha PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário