Governador envia projeto de lei para criação da Comissão da Verdade
Foi enviado nesta sexta-feira (30) pelo Governo de Pernambuco à Assembleia Legislativa do Estado o projeto de lei que cria a Comissão Estadual da Memória e Verdade, que deverá esclarecer violações de direitos humanos praticados no Estado no período do regime militar, entre os anos de 1964 e 1988. A casa de Joaquim Nabuco terá dois anos para fazer as investigações.
Calcula-se que 10 mil brasileiros deixaram o país para viver no exílio e, pelo menos, 130 foram banidos. Dados do projeto “Brasil nunca mais” indicam que 7.367 pessoas foram acusadas judicialmente, 10.034 foram atingidas na fase de inquérito, 6.592 militares foram punidos, e pelo menos 245 estudantes foram expulsos das universidades em que estudavam até o ano de 1979.
De acordo com a mensagem enviada pelo governador Eduardo Campos, o Estado já deveria exercer a tarefa de esclarecer os fatos daquele período. “É dever do Estado de Pernambuco apurar e tornar públicos fatos de sua história recente, permeando na sociedade a valorização do ideal democrático, da participação popular, do livre exercício de manifestação, da imprensa livre, dentre tantos outros direitos violados pelos regimes de exceção. É a tarefa que nos faltava cumprir”, disse.
O governador pediu que a Assembleia examine seu pedido com urgência.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário