Governador oferece bolsas para pesquisa sobre terras secas e desertificação
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, anunciou nesta quarta-feira (20) que vai disponibilizar recursos para bolsas de níveis técnico e superior para pesquisadores brasileiros e estrangeiros interessados em desenvolver estudo sobre a agricultura em terras secas. A novidade foi divulgada no lançamento da parceria tripartite Brasil-França-África para o financiamento de pesquisas em países que têm áreas áridas ou semiáridas durante a programação da Conferência das Naçãos Unidas na Rio+20.
Segundo o gestor, Pernambuco é o estado que se situa no centro do semiárido brasileiro, a área seca mais populosa do mundo. A medida servirá para ajudar a desenvolver tecnologias que ajudem a fortalecer economias e a melhorar a qualidade de vida das populações das áreas secas no Brasil, na África e em todas as partes do mundo.
A iniciativa constitui uma parceria inédita para o combate à desertificação. O Brasil, a França e os onze países da faixa imediatamente posterior ao deserto do Saara, conhecido como a área do Sahel deram as mãos pela causa.
O edital para o programa de pesquisa está aberto até o dia 20 de outubro de 2012 e objetiva estruturar uma comunidade científica tricontinental de apoio à luta contra a desertificação na África, além de reforçar as capacidades científicas deste continente e consolidar o laço entre ciência e sociedade de modo a contribuir com uma gestão sustentável das zonas áridas e semiáridas. Ele é destinado aos pesquisadores, aos professores-pesquisadores de instituições de ensino e de pesquisa franceses, brasileiros e africanos.
Fonte: Diario de Pernambuco
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário